Arquivo: Escoteiros, em mais um ano, desfilam na manhã de 7 de setembro, em Presidente Prudente

Foto: Arquivo: Escoteiros, em mais um ano, desfilam na manhã de 7 de setembro, em Presidente Prudente

INDEPENDÊNCIA

Desfile de 7 de setembro tem civis e militares

Subtenente Cláudio enfatiza que a partir das 6h30 do sábado, Semob irá isolar parte da Avenida Washington Luiz, o que causará mudanças no trânsito 

  • 06/09/2019 08:15
  • MARCO VINICIUS ROPELLI - Especial para O Imparcial

Realizado, tradicionalmente, no dia da Independência do Brasil, este ano, o desfile cívico que comemora a liberdade e soberania do país em Presidente Prudente, ocorre no sábado, 7 de Setembro, tem início às 9h, e percorre o trecho da Avenida Washington Luiz, entre as ruas Major Felício Tarabay e Ribeiro de Barros.  

O chefe do Tiro de Guerra de Prudente e organizador do evento patriótico, subtenente José Claudio dos Santos, enfatiza que o desfile de 7 de setembro “marca nossa autonomia política, e por isso, deve ser comemorado em todas as partes do país”. Segundo ele, “o militar, o civil e as instituições se unem com o único propósito de celebrar nossa independência”.

As alas da sociedade descritas pelo subtenente marcam presença no evento patriótico, somando, aproximadamente, 350 pessoas no desfile. Entre os militares, desfilam tropas e viaturas da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, atiradores do Tiro de Guerra de Prudente, a banda de música regimental do CPI-8 (Comando de Polícia do Interior – 8), o 18° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Soldados Mirins, e Guarda Mirim da Marinha, a 2° Companhia de Policiamento Rodoviário, o 8° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a Polícia Civil do Estado de São Paulo, a 3° Companhia de Policiamento Ambiental e o 14° GB (Grupamento de Bombeiros).

As instituições do município estarão, também, na avenida. O Grupamento de Mães dos Soldados Mirins, os Grupos de Escoteiros Guayporé, Nelson Mandela e Monte Carmelo, além das ordens DeMolay e Filhas de Jó saem em passeata cívica. A concentração do desfile é na Avenida Brasil, próximo à Praça da Bandeira.

Público e autoridades

O subtenente Cláudio Santos afirma que são esperados no evento de 500 a 1 mil pessoas, que estarão espalhadas às margens da Avenida Washington Luiz, observando a passagem das tropas, viaturas e instituições prudentinas. O chefe do Tiro de Guerra aproveita a oportunidade para convidar a população para o desfile, reafirmando o civismo envolvido na comemoração da independência do Brasil.

Além disso, será montado um palanque em frente à Câmara Municipal, onde se instalarão as autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário, entre os quais, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), responsável por, durante a cerimônia de abertura, hastear a bandeira de Presidente Prudente neste 197°aniversário do grito do Ipiranga.

SERVIÇO

Atenção, motoristas. A partir das 6h30 a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) de Presidente Prudente irá isolar, aos veículos, as ruas que dão acesso ao local do desfile, desde a esquina entre a Avenida Brasil e Washington Luiz, até a Rua Ribeiro de Barros. Vale apostar, neste feriado, em uma caminhada matinal.