Desfile da Parada Festiva mostra ao público transformação de Prudente

Escolas, grupos culturais, esportivos, projetos sociais e demais interessados podem participar do evento  em 14 de setembro

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 07/08/2018
Horário 06:48
Arquivo - Expectativa é de que no dia 14 de setembro um público de 10 mil pessoas, entre público e participantes prestigie evento
Arquivo - Expectativa é de que no dia 14 de setembro um público de 10 mil pessoas, entre público e participantes prestigie evento

Estão abertas as inscrições para participar da comemoração dos 101 anos de Presidente Prudente. O governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto organiza a Parada Festiva que ocorrerá às 9h do dia 14 de setembro na Avenida Washington Luiz. Podem se inscrever para desfilar toda a população, entidades, grupos culturais, esportivos, escolas, projetos sociais e religiosos, academias de artes marciais, dança, capoeira e demais interessados em participar da cerimônia. Os interessados devem procurar a sede do museu até dia 17 de agosto.

Conforme a diretora do museu e responsável pela organização do evento, Valentina Terescova Romeiro Flores a expectativa é de receber aproximadamente 10 mil pessoas – entre expectadores e participantes do desfile. Segundo ela, a ideia do evento é mostrar aos munícipes as transformações e evoluções que a cidade passa ano após ano. “O objetivo é mostrar às pessoas o trabalho que cada entidade, cada escola, cada grupo participante, vem construindo com o passar do tempo. Mostrar que os anos passam e Prudente está em constante evolução. Quanto ao local, a parada é realizada na Avenida Washington Luiz porque foi a primeira demarcação de rua da cidade. Nada mais justo que comemorar o aniversário com toda a população”, ressalta a diretora.

Essa missão se potencializa quando o assunto é atingir as novas gerações. De acordo com a diretora, o evento busca mostrar para as crianças o quanto a cidade foi e ainda é boa e importante para o desenvolvimento da região.

“Muita gente mora em Prudente, mas não conhece a história da cidade, a ideia desses eventos e de locais como o museu municipal é fazer esse resgate na memória de todos os prudentinos”, frisa.

“Cuidando da cidade”

Passar a mensagem sobre a necessidade de cuidar e preservar a história do município são temas importantes e motivos para se inscrever no desfile. Pelo menos é o que destaca a professora e responsável pela ação educativa do museu Eliane Angélica Semessato Ruiz da Silva. 

“Ainda não tivemos um número de inscrições expressivos, mas começamos a divulgar na imprensa e comentar sobre o evento, então esperamos que até o fim do prazo esse cenário mude”, salienta.

Ela que está em contato com as inscrições do evento desde 2002, revela que a parte mais esperada pela população prudentina durante o desfile é a marcha policial e o que mais encanta é a espontaneidade das crianças desfilando.

 

Serviço

Os interessados em se inscreverem no evento podem ir ao Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, localizado na Rua Doutor João Gonçalves Foz, número 2179 – Jardim das Rosas, Presidente Prudente. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h ao 12h e das 13h às 16h30.

“Muita gente mora em Prudente, mas não conhece a história da cidade, a ideia desses eventos e de locais como o museu municipal é fazer esse resgate na memória de todos os prudentinos”

Valentina Terescova Romeiro Flores

diretora do Museu

Publicidade

Veja também