Desfile cívico reúne 3,5 mil pessoas em Prudente

Em um percurso de aproximadamente mil metros, o tradicional evento reuniu representantes das tropas militares, instituições do município e a população

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 08/09/2019
Horário 05:28
José Reis - Entre os grandes destaques do dia estavam as tropas militares e instituições do município
José Reis - Entre os grandes destaques do dia estavam as tropas militares e instituições do município

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da história, a independência após romper sua ligação com Portugal e consolidar-se como nação independente. E foi com brilho, exatidão e passos marcados, que Presidente Prudente realizou, por mais um ano, o tradicional desfile cívico em comemoração à data. E como já era de esperar, a população compareceu em peso para prestigiar o evento que, segundo estimativa da Polícia Militar, totalizou 3,5 mil pessoas.

Em um percurso de aproximadamente mil metros, entre a Avenida Brasil e a Rua Ribeiro de Barros, às 9h em ponto, o primeiro pelotão da Marinha abriu o desfile. Segundo o chefe do Tiro de Guerra de Prudente e organizador do evento, subtenente José Claudio dos Santos, a importância da celebração é justamente aflorar na população o patriotismo e o civismo. “É uma data muito importante, porque representa a nossa autonomia política e une todos os brasileiros em um único sentimento, de defesa da pátria como nação soberana”, explica.

Aos quatro cantos do evento, era possível ver rostos entusiasmados com cada apresentação. Entre os militares, desfilaram tropas e viaturas da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, atiradores do Tiro de Guerra de Prudente, a banda de música regimental do CPI-8 (Comando de Polícia do Interior – 8), o 18° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Soldados Mirins, e Guarda Mirim da Marinha, a 2° Companhia de Policiamento Rodoviário, o 8° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a Polícia Civil do Estado de São Paulo, a 3° Companhia de Policiamento Ambiental e o 14° GB (Grupamento de Bombeiros). Além de instituições do município como, Grupamento de Mães dos Soldados Mirins, os grupos de escoteiros Guayporé, Nelson Mandela e Monte Carmelo, além das ordens DeMolay e Filhas de Jó.

Participação

No desfile, a reportagem conheceu a aposentada Adélia Moreira, 77 anos, que foi ao local por um motivo especial, ver o neto Bruno desfilar pelo Tiro de Guerra. "Eu venho todos os anos, mas este é especial. Trata-se de um evento muito importante para o Brasil e para Presidente Prudente", diz.

Há também aqueles que levaram os filhos para prestigiar o evento pela primeira vez, como a secretária Raquel Emília Santos Silva, 31 anos, com o filho Bernardo. "É a primeira vez dele, e a importância é justamente ele conhecer o contexto do nosso país, saber dar valor e valorizar".

Por todos os lados era possível encontrar crianças vidradas à espera do grande momento em que o comando da Marinha abriria o evento. Um deles era Matheus Henrique Silva Ferrari, 10 anos, que foi ao desfile pela primeira vez. "É muito legal, eu nunca tinha vindo antes". Por sua vez, o estudante Lucas Dias Breetes, 9 anos, diz que quase todos os anos vai acompanhado dos pais. "O 7 de setembro tem um valor importante para o Brasil, e eu gosto muito".

Publicidade

Veja também