Desfile cívico celebra revolução constitucionalista de 1932, em PP

Tradicional evento ocorre às 9h, em frente à Praça Nove de Julho, no centro de Prudente; haverá uma homenagem no monumento central aos heróis prudentinos

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 07/07/2019
Horário 10:00
José Reis: Tradicional evento ocorre às 9h de terça, em frente à Praça Nove de Julho
José Reis: Tradicional evento ocorre às 9h de terça, em frente à Praça Nove de Julho

Em uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar a história sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista. Trata-se de um movimento armado ocorrido nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. Na ocasião, 1.100 cidadãos prudentinos também responderam ao chamado da democracia e formaram um batalhão de voluntários.

É possível que você já tenha transitado pelas ruas ou avenidas conhecidas como Tenente Nicolau Maffei, Tenente Casemiro Dias ou pela praça central, a Nove de Julho, em Prudente. Hoje, elas levam esse nome porque foram estes alguns dos prudentinos que lutaram, tornando-os verdadeiros símbolos combatentes. Nesta terça, o tradicional evento que celebra a data em especial ocorre às 9h em frente à Praça Nove de Julho, no centro de Prudente.

Promover conhecimento e deixar um legado as futuras gerações, é um dos grandes significados do evento. Segundo o comandante do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) coronel Adilson Luís Franco Nassaro, a revolução constitucionalista é uma data muito especial para Presidente Prudente diante dos combatentes que lutaram frente aos confrontos. “Nós tivemos aqui um batalhão revolucionário comandado pelo coronel Brisola e o município precisa passar esse conhecimento às novas gerações por meio das autoridades constituídas. Hoje, a Polícia Militar se sente responsável por manter esse legado”. Desta forma, relembra que o efetivo do município participou ativamente com o esforço paulista em prol de uma nova constituição, a qual entregaram suas próprias vidas por uma causa nobre de democracia e Estado de direito no Brasil.

Celebração

O evento, que é uma parceria da Prefeitura de Prudente com o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) e demais entidades responsáveis, neste ano, iniciará com uma homenagem formal com a deposição de flores no monumento central aos heróis prudentinos de 1932, e na sequência, um grande desfile cívico e militar com a presença do Tiro de Guerra, pelotões do comando de policiamento, presença da cavalaria e do canil, e a comunidade que todos os anos prestigia a apresentação. “Temos esperança de que será o maior desfile cívico militar do interior do Estado, em prol da memória da revolução constitucionalista de Nove de julho de 1932. Poucas cidades têm realizado esse desfile e aqui se tornou um marco cultural e de tradição”, diz o coronel Franco.

 

Lembranças: “Um paulista não se entrega”

- Tenente Coronel Miguel Brisola de Oliveira, era comandante do batalhão de Presidente Prudente e foi o responsável direto pela formação e organização. Em homenagem, seu nome foi dado ao Parque de Uso Múltiplo.

- Major Médico Domingos Leonardo Ceravolo, foi chefe do serviço médico do batalhão prudentino. Atualmente, seu nome foi dado ao HR (Hospital Regional de Presidente Prudente).

- Tenente Nicolau Maffei, tem seu nome imortalizado na rua do Calçadão.

- Tenente Casemiro Dias, comandava uma patrulha de reconhecimento, missão dada aos mais valentes e hoje, seu nome é registrado em uma das principais ruas da cidade.

 

 


 

 

Publicidade

Veja também