Descarte irregular de resíduos incomoda moradores

Entulho, estofados, lixo orgânico e outros materiais abandonados em área próxima a ponto de ônibus têm atraído animais peçonhentos

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 09/12/2018
Horário 05:33
Marcio Oliveira - Área atrás de ponto de ônibus é transformada “lixão clandestino” no Jequitibás
Marcio Oliveira - Área atrás de ponto de ônibus é transformada “lixão clandestino” no Jequitibás

O descarte irregular de lixo na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, em área próxima a um ponto de ônibus, vem trazendo transtorno para os moradores da vizinhança, no Jardim Jequitibás. As pessoas que precisam do serviço de transporte coletivo também se sentem incomodadas com os animais peçonhentos que tem aparecido no local. A reportagem esteve no espaço e confirmou o cenário relatado pelos munícipes, que estão descontentes com a proliferação de escorpiões, cobras e ratos que são encontrados no ponto.

A cuidadora de idosos Ângela Maria de Assis, 45 anos, moradora do bairro há cinco meses, relata que uma tapeçaria que fica ao lado do terreno faz todo o descarte irregular. “Eles fazem reforma de ônibus e o descarte é lançado atrás do ponto”. Sua preocupação é a proliferação de insetos peçonhentos colocando em risco crianças e pessoas que ali transitam.  A reportagem tentou por dois dias entrar em contato com o responsável pelo estabelecimento no local e por telefone, mas não obteve sucesso.

Segundo a aposentada Alaíde Magalhães da Silva, 65, que reside no bairro há quase três décadas, o terreno é usado há bastante tempo como depósito de lixo. Inconformada, ela chegou a procurar os supostos responsáveis, que afirmaram não ter área apropriada para a destinação, o que motivou o descarte irregular. A estudante Larissa Peres da Silva, 22, acrescenta que os moradores se sentem desconfortáveis com o problema, mas não se pronunciam por medo de conflito. De acordo com ela, o terreno tem um odor forte por conta de todo tipo de lixo que é descartado no espaço. “Todo mundo do bairro reclama do lixo”, declara.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que vai enviar equipes até o local para realizar a limpeza, porém lembra que o problema é o resultado do despejo irregular do lixo feito pela população. A orientação é para que os moradores do local ajudem a administrar e manter o local limpo denunciando este ato, e ajudando a fiscalizar o descarte irregular de lixo. Segundo a Prefeitura, quem comete este ato realiza uma infração, e está sujeito a responder criminalmente. A multa para o morador que realiza este ato infracional pode chegar a R$ 4 mil, dependendo do tipo de infração.

Publicidade

Veja também