Desburocratização de serviços públicos são essenciais para o desenvolvimento

EDITORIAL -

Data 31/07/2019
Horário 04:06

A edição de hoje deste diário traz uma importante novidade para população de Presidente Prudente. Trata-se da implantação do Atende Prudente, espécie de “Poupatempo Municipal” que tem como objetivo centralizar diversos serviços, evitando que o cidadão precise ir e vir de secretaria em secretaria a fim de realizar atividades como concessão de alvará, pagamento de tributos e autuações municipais, negociações de dívidas, entre outros. De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação), no momento o projeto está em fase de licitação e a abertura dos envelopes com as eventuais propostas das empresas está prevista para 2 de setembro. As obras, por sua vez, terão duração de aproximadamente oito meses e a previsão é que os atendimentos comecem ser feitos no segundo semestre de 2020.

Em estudo de viabilidade há quase dois anos, o projeto do Atende Prudente vem para inovar e desburocratizar o atendimento ao público e os serviços oferecidos para Prefeitura da cidade à população. Em tempos de tecnologia, aplicativos e convergência, reunir diversos serviços em um único lugar facilita o acesso aos contribuintes. É economia para quem procura e para quem oferece o serviço, pois com a simplificação no acesso fica mais fácil de o cidadão regularizar sua situação.

A própria proposta de implantação já prevê o uso da tecnologia como forma de descomplicar a vida do contribuinte. A Setec (Secretaria da Tecnologia da Informação) está desenvolvendo sistemas para auxiliar na realização dos serviços que serão oferecidos no local. Entre as ações previstas, está a digitalização dos documentos daqueles que procurarem os serviços, para evitar a necessidade de a pessoa ter que tirar diversas cópias. Além disso, o prédio será interligado por fibra ótica com a Prefeitura e haverá atendimento por telefone, para que o cidadão não perca a viagem.

Nos moldes do Poupatempo estadual, que trouxe avanços consideráveis no atendimento ao público no Estado de São Paulo, o Atende Prudente deve desburocratizar boa parte dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Prudente. Com isso, agiliza-se execuções que poderiam demorar dias e favorece-se o desenvolvimento em todas as esferas do município.

Publicidade

Veja também