Desafios ao trânsito prudentino

Mudanças polêmicas nas vias de Presidente Prudente, como instalação de semáforos e, futuramente, radares, causaram opiniões diversas de munícipes; há estudos para melhorias

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 14/09/2019
Horário 08:20
Paulo Miguel: Atenção dos motoristas, pedestres e ciclistas é imprescindível para segurança nas vias
Paulo Miguel: Atenção dos motoristas, pedestres e ciclistas é imprescindível para segurança nas vias

Presidente Prudente cresceu. É difícil encontrar pelas ruas quem não compartilhe desta opinião. Foi-se a tranquilidade de um trânsito interiorano. Na cidade tem-se visto, nos horários de picos, congestionamentos notáveis em suas principais vias como Avenida Manoel Goulart, Avenida Coronel José Soares Marcondes, Washington Luiz, Brasil, Avenida da Saudade. A cidade não está livre, também, dos acidentes e atropelamentos, e nestes casos, é justo que o cidadão divida a culpa, seja por distração de motoristas ou pedestres. Há estudos técnicos e negociações com a Caixa Econômica Federal para implantar a central semafórica que irá otimizar o trânsito.

A fim de entender Prudente a partir da mobilidade urbana, a reportagem de O Imparcial entrou em contato com o secretário da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Publica), Adauto Lucio Cardoso. Os últimos anos foram bastante movimentados em relação ao trânsito prudentino. Retira radar, põe radar, instala semáforo, desinstala semáforo, cria a direita livre, extingue a direita livre, mesmo com tantas mudanças, a fórmula para satisfazer a maioria dos cidadãos, ainda não foi encontrada.

Adauto destaca que os principais desafios que Prudente possui em relação à mobilidade urbana, são os mesmo da maioria das cidades do mesmo porte: fazer com que os motoristas respeitem as leis. Os radares que serão instalados servirão para esse objetivo, fazer com que os motoristas respeitem o limite de velocidade das vias prudentinas, em locais de maiores acidentes com e sem vítimas. “Somente quem perdeu amigos ou familiares em algum acidente de trânsito sabe o quanto é importante o respeito à sinalização e condução segura nas vias”, enfatiza a secretaria.

MUDANÇAS RECENTES

QUE CAUSARAM POLÊMICAS

A instalação de semáforos, remoção de rotatórias e a polêmica “direita livre”, foram alterações recentes e importantes para o sistema viário prudentino, causaram confusões e foram questionadas. A secretaria informa que em relação aos semáforos e rotatórias, todas as instalações se dão depois de estudos técnicos.

Já em relação à direita livre, a Semob enfatiza que a intenção da prefeitura, neste caso, é dar maior fluidez ao trânsito dos cruzamentos semaforizados. O maior problema, entretanto, demonstrada em diversas matérias deste diário, foi a falta de informação para com os motoristas que não sabiam o que fazer quando acessavam a “direita livre”, e ao invés de seguir, paravam.

Outro destaque é o aumento das áreas com Zona Azul no cento da cidade, isso, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, devido ao aumento de número de carros e necessidade de maior rotatividade nas áreas de estacionamento.

“Somente quem perdeu amigos ou familiares em algum acidente de trânsito sabe o quanto é importante o respeito à sinalização e condução segura nas vias”

Semob

 

Propostas futuras para

o trânsito prudentino

Adauto Cardoso deixa claro que vários pontos da cidade são cotidianamente observados para adequação. A equipe de engenheiros da secretaria e diversos técnicos se empenham em garantir fluidez e segurança no trânsito. O secretário pretende, na medida em que houver orçamento, atualizar a sinalização horizontal e vertical. Ele ainda destaca um importante projeto. “Há estudos técnicos e negociações com a Caixa Econômica Federal para implantar a central semafórica que irá otimizar o trânsito”, diz. Este projeto pretende operar, com controladores, cruzamentos que necessitem, muitas vezes, de alterações imediatas no tempo dos semáforos, como em casos de acidentes de trânsito.

Já sobre as ciclovias, alternativa ao sistema viário caótico, dominado por carros e motocicletas, ambos poluidores, o secretário afirmou não possuir nenhum projeto futuro.

 

FALA POVO

Qual sua opinião em relação ao trânsito prudentino?

Fotos – Marco Vinicius Ropelli

“AS CICLOVIAS SÃO BOAS. MAS, AS BICICLETAS NÃO ANDAM ALI. QUANDO VOCÊ VAI PARA O ANA JACINTA, O POVO ESTÁ ANDANDO NA CICLOVIA E O CICLISTA NO MEIO DA RUA”

Feis Younan, 64

aposentado

“NÃO VEJO PERSPECTIVA DE MELHORA NO TRÂNSITO. NOSSA CIDADE É ANTIGA, NÃO FOI PLANEJADA. FICA DIFÍCIL ACOMODAR ESSE NÚMERO DE VEÍCULOS”

Felício Sila, 66,

promotor de Justiça aposentado

“NÃO SÃO TODOS QUE RESPEITAM. ACREDITO QUE COM OS NOVOS SEMÁFOROS E COM OS RADARES QUE VÃO INSTALAR, VAI MELHORAR BASTANTE”

Rosana Garcia, 47

manicure e artesã

“EU ACHO QUE O TRÂNSITO ESTAVA BOM, ATÉ COMEÇAR A MEXER. AGORA TEM ROTATÓRIA E RADARES DESNECESSÁRIOS”

Jessiane dos Santos Freire, 28

comerciante

“PRECISAM MELHORAR O TRÂNSITO, PORQUE A CIDADE CRESCEU MAIS DO QUE o PLANEJADO. MAS, TAMBÉM FALTA EDUCAÇÃO DOS PRÓPRIOS MOTORISTAS”

Raul Danilo Leme, 26

agente de manutenção

 

Publicidade

Veja também