DENGUE

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 26/03/2020
Horário 03:33

A morte de duas pessoas por dengue foi anunciada em Dracena. As autoridades esclarecem que a notícia só veio a público agora, pois a Vigilância Epidemiológica recebeu as declarações de óbito da santa casa somente no fim da tarde do dia 19.

AS VÍTIMAS

O primeiro paciente era um aposentado de 83 anos, morador do centro, e a outra vítima, também um aposentado, tinha 78 anos e residia na Vila Barros. Ambos estavam internados na Santa Casa de Misericórdia de Dracena e eram cardíacos e hipertensos, o que aumenta o fator de risco para quem adquire a dengue.

CORONAVÍRUS

Para evitar a propagação da doença, os prefeitos da Nova Alta Paulista já se reuniam desde a semana passada para tomar decisões em conjunto. Alguns haviam determinado o fechamento do comércio já no final da semana.

SINO

Desde quinta-feira da última semana, o tradicional sino da Matriz de Santo Antônio, no centro de Adamantina, vem tocando diariamente em dois horários não comuns: às 11h45 e às 17h45. A medida foi tomada pelo padre Rui Rodrigues, que conclama os fiéis católicos da cidade para dois momentos de oração pelas vidas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

SÓ PARA A COMARCA

No final da semana uma recomendação do Ministério Público Estadual de Osvaldo Cruz determina restrição na entrada e saída de pessoas das cidades que formam a Comarca de Osvaldo Cruz. A medida foi informada por ofício na sexta-feira às prefeituras de Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz.

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE

De acordo com o documento assinado pelo promotor Owen Miuki Fujilki, prefeituras e a Polícia Militar devem restringir a chegada de veículos que não sejam de moradores de cada uma das cidades e ainda veículos de carga não essenciais.

TRANSPORTE URBANO

Osvaldo Cruz suspendeu o transporte coletivo urbano como forma de garantir a permanência das pessoas em isolamento em suas casas.

MISSAS SÓ PELO RÁDIO

Paróquias da região da Nova Alta Paulista estão transmitindo missas pelo rádio, ou pela internet. Dentre elas as de Lucélia, Junqueirópolis e Osvaldo Cruz.

ÁLCOOL EM GEL CLANDESTINO

A Vigilância Sanitária de Osvaldo Cruz fez um alerta à população sobre o risco quanto à compra de álcool em gel 70% sem procedência para medidas de higienização e prevenção ao coronavírus. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária local, José Carlos Stefani, existem pessoas que estão oferecendo o produto pelas redes sociais.

VELÓRIOS

A Prefeitura de Adamantina fixou novas medidas temporárias e emergenciais para tentar evitar a dissipação do coronavírus (Covid-19). Uma delas envolve velórios que só podem ser realizados em local próprio de sepultamentos, e busca reduzir o tempo de aglomeração de pessoas nas homenagens fúnebres.

REGRAS

Os velórios serão realizados apenas no período diurno com duração não superior a 4 horas, com sepultamento imediato, respeitado o horário de funcionamento do Cemitério Municipal. A condição de sepultamento imediato não autoriza a abertura de caixões no cemitério, para despedidas finais.

Publicidade

Veja também