Os moradores de Presidente Venceslau enfrentam problemas com atendimento na única agência do Banco do Brasil da cidade. De acordo com os relatos, nesta semana, os clientes chegaram a esperar “mais de três horas” para serem atendidos na unidade, localizada na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Arantes. Na fila, cerca de 40 a 50 pessoas aguardavam, tendo três atendentes para a demanda. Os clientes tiveram que sentar no chão, devido à demora.
Ainda segundo os munícipes, o problema se estende desde 2016, quando uma segunda agência, que também atendia na cidade, foi fechada. Desta forma, os clientes tiveram que ser transferidos para a unidade em questão, fazendo com que o atendimento ficasse concentrado em apenas um local. O problema, então, se intensifica em dias de pagamento e os moradores não receberam nenhuma justificativa.
O funcionário público José Carlos Sontenelle, 29 anos, era cliente da agência que foi fechada, em que “já havia muitos clientes e o atendimento demorado”. Assim, precisou ser transferido para a agência atual, onde foi na segunda-feira, por volta das 14h e saiu às 16h30. No dia, recorda-se que mais de 30 pessoas aguardavam pelo atendimento nas mesas e outras 40 para os caixas, sendo algo “recorrente”, principalmente, em dias de pagamento. “Havia pessoas em situação de prioridade que precisaram aguardar todo esse tempo. O banco devia se preparar, principalmente em dia de pagamento, porque a agência movimenta a maioria das contas dos funcionários públicos”, opina.
“Controle de despesas”
Por meio da Assessoria de Imprensa, o Banco do Brasil explica que suas agências tiveram as estruturas comprometidas, devido às ações criminosas ao longo dos últimos anos, em todo o país. Isso acarretou no controle de despesas, suspensão temporária ou mesmo definitiva do atendimento em alguns municípios. Pontua que a recomposição estrutural desses pontos de atendimento demanda um processo oneroso.
Para tanto, o Banco do Brasil explana que necessita cumprir requisitos legais para licitação de contratação de projetos arquitetônicos e engenharia, para realização de obras. Como alternativa à suspensão do atendimento, os clientes podem utilizar correspondentes bancários e casas lotéricas para saques e consulta a saldos e extratos, além da rede Banco 24 Horas para transações de saques, consulta a saldos e extratos, recebimento de benefício e pagamento de contas.
Os clientes podem realizar transações diversas pela internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, pelo telefone 4004-0001 em capitais, ou 0800 729 0001 em demais cidades do país.
“Associado a essas alternativas, o Banco do Brasil busca sistematicamente ampliar a emissão e aceitação dos cartões de crédito e débito para o consumo de produtos e serviços em substituição ao papel moeda, com ganhos de agilidade e conveniência. O banco lamenta os transtornos ocasionados por fatores alheios à sua vontade”, expõe a instituição, por meio da assessoria.
Fiscalização
Desde 1999, a Lei Municipal 2.122 foi sancionada e diz respeito à disciplina de atendimento ao público nas agências bancárias, como informa a Câmara Municipal. A legislação preconiza que os usuários deverão ser atendidos em até 10 minutos nos dias normais e 30 minutos para vésperas e dias posteriores a feriados prolongados. Ainda de acordo com a casa de leis, cabe à Prefeitura fiscalizar o cumprimento da ordem.
Por nota, a Assessoria de Imprensa do Executivo garante que, recentemente, todas as agências bancárias atuantes no município foram notificadas quanto ao cumprimento exato da lei. Além disso, se apegando à própria legislação, a administração municipal lembra que qualquer irregularidade deve ser encaminhada ao Centro de Defesa do Consumidor.