Demerson Dias é eleito para presidência da Câmara de Prudente

Escolhido com 13 votos, vereador assumirá a cadeira até então ocupada por Enio Luiz Tenório Perrone (PSD); Natanael, Alba e Geraldo acompanham mesa diretora

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/12/2018
Horário 04:58
Maycon Morano/Câmara de Prudente - Enio Perrone (sentado) deixa presidência da Câmara e quem assume é Demerson Dias
Maycon Morano/Câmara de Prudente - Enio Perrone (sentado) deixa presidência da Câmara e quem assume é Demerson Dias

Após presidir a mesa diretora da Câmara Municipal de Presidente Prudente por dois biênios consecutivos, o vereador Enio Luiz Tenório Perrone (PSD) deixa a cadeira a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Em seu lugar, entra o até então vice-presidente da casa, Demerson Dias (PSB), que conquistou 13 votos durante a sessão extraordinária que definiu o novo quadro do Legislativo para o biênio de 2019 e 2020. A eleição ocorreu na manhã de ontem, no Plenário. O parlamentar será acompanhado por Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), escolhido para vice-presidente com 12 votos; Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB), que assumirá a posição de primeira secretária; e José Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PSD), que ocupará o cargo de segundo secretário. Ambos receberam 13 votos.

Em seu discurso inicial, Demerson relembrou a memória de seu falecido pai, o qual afirmava que o filho um dia viria a ser o presidente do Legislativo, e dedicou sua vitória ao vereador Ivan Junior Lima Barboza (PTB), afastado por motivos de saúde. À reportagem, o parlamentar adianta que, assim que assumir a cadeira, seu objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito e unificar a atuação de todos os vereadores “em prol do bem comum, sobretudo, da população mais carente”. “Eu não sou sozinho, tenho mais 12 representantes que me acompanham. À medida que os desafios forem aparecendo, trabalharemos para resolvê-los. Vamos nos sentar, conversar e dar respaldo para aquilo que for melhor para o povo”, comenta.

Alba, que já exerceu a função de primeira secretária em mandatos anteriores, bem como a presidência da mesa, acredita que esta eleição foi diferente das anteriores, uma vez que não se lembra de ter presenciado “um momento tão conciliatório como o de agora”. “O fato de ter havido essa harmonia é muito importante, pois significa que todos estão pensando no que realmente importa: a cidade”, denota. A parlamentar relata que seu intuito como primeira secretária é trazer representatividade feminina para a mesa diretora e sopesar a conduta da casa legislativa não apenas de forma racional, como também emocional.

Geraldo da Padaria destaca que, a princípio, pretendia concorrer a presidente, mas os vereadores conversaram melhor e recorreram “a um bloco que trouxesse mais sustentação ao município”. “Estou feliz com o cargo, é a segunda vez que vou para a mesa como segundo secretário, então, já tenho alguma experiência nisso. Mesa nova, tudo novo. A tarefa agora é trabalhar em função do desenvolvimento de Prudente, ajudar o presidente a legislar e manter a credibilidade da Câmara”, argumenta.

“Dever cumprido”

Enio afirma que, a partir de 1º de janeiro, deixará a cadeira de presidente com a sensação de “dever comprido”, considerando que viu a casa passar por “grandes transformações” enquanto esteve na chefia, a começar pela transferência para uma sede própria na Avenida Washington Luiz e a modernização e informatização dos trabalhos, já que todo o processo legislativo pode ser consultado na internet. Além disso, destaca o fato de a Câmara continuar como “uma das mais econômicas do Estado”, o que permite distribuir o orçamento remanescente para entidades filantrópicas da cidade, e a diminuição dos cargos comissionados, com ênfase aos de controlador interno e procurador jurídico.

Para fechar o ano com chave de ouro, Enio salienta a futura instalação dos painéis de energia solar no prédio, o que eliminará as despesas com eletricidade. “Na minha visão, presidi uma Câmara que se impôs, questionou, discutiu e contestou – e uma Câmara que recebia praticamente todas as entidades, instituições e lideranças de bairro. Me sinto satisfeito com o tom que demos e fico feliz que o Demerson pretenda mantê-lo”, avalia.

SAIBA MAIS

Conforme a casa de leis, a eleição é feita por maioria absoluta dos 13 membros da Câmara, sendo que qualquer vereador pode se candidatar, desde que não tente se reeleger para o mesmo cargo que já ocupe na mesa. Ontem, a sessão extraordinária foi conduzida pelo atual presidente, Enio Perrone, com o apoio da primeira secretária ad hoc, Alba Lucena, e o segundo secretário Natanael Gonzaga. Após a votação individual de cada parlamentar, realizada em ordem de sorteio, o chefe do Legislativo nomeou os vereadores Anderson Dias da Silva (PSB) e José Retali Tabosa (PTB) como escrutinadores para a contagem e anúncio dos votos.

MESA DIRETORA DO BIÊNIO 2019-2020

Presidente: Demerson Dias (PSB)

Vice-presidente: Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB)

Primeira secretária: Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB)

Segundo secretário: Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PSD)

Publicidade

Veja também