Delícias para a mamãe

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 09/05/2018
Horário 08:49

Prepare delícias para servir no lanche da tarde!

A mamãe merece!

Que tal um bolo de iogurte com cobertura de limão? E para a mamãe que gosta de chocolate prepare bem rápido... um brigadeirão no micro-ondas.

 

Bolo de Iogurte

Ingredientes: 5 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 copo de iogurte natural, ½ copo de óleo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Preparo: Bata as claras em neve. Reserve. Bata as gemas, acrescente o óleo e o açúcar e batendo acrescente a farinha e o iogurte. Junte o fermento às claras e estas á massa. Misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima. Leve para assar em forma de anel untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por 35 a 40 minutos.

 

Cobertura: Junte 1 lata de leite condensado e ½ xícara de suco de limão. Mexa bem e cubra o bolo depois de frio. Polvilhe com raspas de limão.

 

Brigadeirão

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (sem o soro), 1 colher (sopa) de manteiga, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 4 ovos.

 

Preparo: bata os ovos e depois acrescente os outros ingredientes. Bata bem. Despeje em forma de anel própria para micro-ondas. Asse por 08 a 10 minutos. Desenforme quando morno e cubra com chocolate granulado. Enfeite com cerejas.

 

MANGA: suculenta e saborosa

Umas das principais frutas da estação esbanja vitaminas e tem mostrado efeitos surpreendentes. Antigamente, a manga tinha fama de pesada e indigesta e um veneno se combinada ao leite. Mas, essas acusações nunca foram comprovadas. Ao contrário, descobriu-se que sua polpa carnuda e fibrosa pode ser uma aliada dos intestinos. Hoje, a fruta não entra em muitos cardápios por ser calórica. De fato, a dosagem de calorias é considerável, mas suas qualidades nutricionais são tantas que os benefícios superam os riscos.

A tonalidade amarelada revela a presença de betacaroteno, precursor da vitamina A, que protege contra a ação dos radicais livres. A dupla de antioxidantes se completa com a vitamina C, capaz de fortalecer a imunologia (quanto mais amadurecida a fruta, maior seu teor dessa vitamina). Traz ainda vitaminas do complexo B e uma boa seleção de minerais, como o potássio, o cálcio e o fósforo.

Sugestão de consumo: vai bem em sorvetes, refrescos, bolos, tortas, cremes, mousses e chutneys. Se quiser inovar, sirva como acompanhamento de aves ou junte algumas fatias no meio de uma salada de rúcula e folhas verdes. 

 

Mousse de Manga

 

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 3 mangas em cubos médios, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor.

 

Preparo: Dissolva a gelatina em ½ xícara (chá) de água e deixe hidratar por 5 minutos. Aqueça por 20 segundos no micro. Em seguida leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata. Coloque em uma tigela de vidro e leve à geladeira por algumas horas.

 

Torta de Manga

 

Ingredientes: 100 g de manteiga, ½ xícara (chá) de açúcar, 2 gemas, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó.

 

Preparo: Bata a manteiga, o açúcar e as gemas na batedeira até formar um creme. Peneire, aos poucos, sobre esse creme a farinha de trigo com o fermento, misturando bem com as mãos. Forme uma bola e leve à geladeira por 15 minutos. Abra a massa com um rolo e forre uma forma refratária, fure o fundo com um garfo e leve ao forno médio (180°C) por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar bem dourada.

 

Recheio: 2 mangas médias tipo tomy picadas, 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor. Coloque no copo do liquidificador as mangas picadas, o leite condensado e o suco de limão, batendo até obter um creme homogêneo. Passe a mistura para uma tigela e reserve. Dissolva a gelatina em pó em banho-maria ou no micro-ondas com 2 colheres (sopa) de água. Misture ao creme de manga, despejando-o em seguida na massa de torta já assada e fria. Leve à geladeira até o creme ficar firme. Sirva gelada.



nutrição

METABOLISMO: O QUE ACELERA E O QUE DESACELERA

 

O que acelera o seu metabolismo:

- Exercícios físicos: A prática regular de exercício físico aumenta o metabolismo em cerca de 25% e o mantém num ritmo mais rápido por até 15 horas depois da sessão de ginástica.

- Você pode exagerar na água: Este líquido é um aliado precioso para manter o nosso organismo funcionando a todo vapor.

- Não pule refeições: Quando o corpo recebe uma determinada quantidade de alimento em intervalos de tempo definidos, ele se adapta a queimar aquilo que você consome. Fazer seis refeições por dia é o mais indicado.

- Aposte nos alimentos energéticos: espinafre, brócolis, lentilha, alface, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, frutas cítricas, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto.

 

O que desacelera o seu metabolismo:

- Dietas drásticas: Todas aquelas dietas muito rígidas, que implicam um consumo calórico muito baixo reduzem o ritmo metabólico. Ao sentir-se privado de alimentos/calorias, o corpo começa a fazer reservas energéticas e é por isso que quando estas dietas acabam, normalmente, volta-se a ganhar o peso que foi perdido ou até mais.

- Qualidade de vida: As situações de stress ou as alterações hormonais podem contribuir para um metabolismo mais lento.

- Estatura: As pessoas mais altas e com mais massa muscular têm um sistema metabólico mais rápido.

 - Idade: À medida que envelhecemos, o ritmo do nosso metabolismo torna-se mais lento.

- Fatores hereditários: Quem tem tendência a engordar, precisa controlar o consumo de calorias desde cedo. Caso contrário, o organismo não consegue queimar tudo o que foi ingerido e o ganho de peso é inevitável.

Publicidade

Veja também