Delícias de Verão

  • 09/01/2019 06:00
  • Delícias & Delícias

Sopas frias, saladas crocantes e sanduíches leves. Nos dias quentes, não dá para pensar em outra coisa senão em receitas como estas, feitas com ingredientes frescos, hidratantes e com poucas calorias.

Gaspacho

Ingredientes: 1 pepino, ½ pimentão verde pequeno, sem as sementes e as partes brancas, ½ cebola pequena, 1 dente de alho, 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (café) de sal, pimenta a gosto, 1 kg de tomate bem maduro, folhas de salsão, tomate e crouton para decorar.

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Se quiser que fique mais líquido, adicione mais água. Outro passo opcional é peneirar o gaspacho depois de pronto. Leve à geladeira por 2 horas. Coloque em copos e decore com o salsão, o tomate e o crouton. Sirva gelado. Rende 4 copos de 250 ml. Calorias por copo: 210.

 

Salada de Frango, rúcula, maçã e cranberry

 

Ingredientes: 1 prato (sobremesa) de rúcula, ½ maçã com casca e sem sementes, cortada em palitos, 1 filé pequeno de frango, grelhado, cortado em tiras, 1 colher (sopa) de amêndoas torradas sem sal, 1 colher (sopa) de cranberry.

 

Molho de Mostarda: 2 colheres (sobremesa) de azeite extra-virgem, suco de ½ laranja coado, sal a gosto. Misture todos os ingredientes.

 

Preparo: Numa tigela coloque a rúcula, a maçã, o frango e por último, a amêndoa e o cranberry. Regue com o molho. Sirva em seguida. Rende 1 porção de 390 calorias.

 

Sanduíche Aberto de Mussarela de Búfala

 

Ingredientes: 12 tomates cereja, 2 fatias de pão integral, 2 colheres (chá) de azeite extra-virgem, 1 prato (sobremesa) de folhas da sua preferência, 4 fatias de mussarela de búfala, 2 colheres (sopa) de gergelim tostado.

 

Molho de Manjericão: 2 colheres (sobremesa) de azeite extra-virgem, 1 colher (sopa) de aceto balsâmico, sal e pimenta a gosto.

 

Preparo: Regue o tomate e o pão com o azeite. Coloque-os separadamente em uma forma e leve ao forno até o pão ficar crocante e o tomate macio. Monte o sanduíche: coloque o tomate e a mussarela sobre o pão. Polvilhe com o gergelim. Sirva com as folhas verdes regadas com o molho. Rende 2 sanduíches com 278 calorias cada.

 

Sanduíche de Atum

 

Ingredientes: 1 lata de atum em água, ½ cebola cortada em cubos, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos, 4 azeitonas picadas, 2 colheres (sopa) de cream cheese light, 1 colher (sopa) suco de laranja, 1 pote de cottage, sal a gosto, 2 pacotes de pão de forma light sem casca.

 

Para decorar: folhas de alface, 1 colher (sopa) de tomate picado, 1 colher (sopa) de salsa picada.

 

Preparo: Numa vasilha, coloque o atum, a cebola, a salsa, o tomate e a azeitona. Misture bem e reserve. No liquidificador ponha o cream cheese, o suco, o cottage e o sal. Bata até obter um creme espesso. Junte ¼ do creme ao atum. Em uma travessa, disponha três fatias de pão e passe a pasta de atum. Repita mais 2 vezes e finalize com o pão. Cubra com o restante do creme e decore com a alface, o tomate e a salsa. Leve à geladeira e sirva frio. Rende 8 fatias de 40 g e cada fatia 230 calorias.

 

Salada Verão

 

Ingredientes: 2 batatas grandes cozidas e cortadas em cubos de 2 cm., 4 chuchus sem casca cozidos  e cortados em cubos de 2 cm., 1 abacaxi cortado em cubos de 2 cm. (conservar meia fruta escavada com casca), sal a gosto, 1 colher (sopa) de salsa picada.

 

Para o creme: 1 xícara (chá) de queijo cremoso light, 2 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de molho inglês, 1 colher (sopa) de suco de limão, sal a gosto, 100 g de blanquet de peru fatiado.

 

Preparo: Junte a batata, o chuchu e o abacaxi e tempere com o sal e a salsa. Reserve. Junte os ingredientes do molho e bata até ficar homogêneo. Junte a esse creme a mistura de batata com delicadeza e sirva dentro do abacaxi.

Rende 6 porções de 100g. com 137 calorias cada.

 

Sopa de Iogurte e Pepino

 

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, 1 alho-poró (use a parte branca e a verde claro), cortado em rodelas, 1 pepino grande sem casca e sementes,cortado em cubos, 2 potes de iogurte natural desnatado, ½ xícara (chá) de salsinha picada (conserve algumas folhinhas para decorar), 1 colher (café) de sal, pimenta-do-reino moída na hora.

 

Preparo: Numa frigideira antiaderente, aqueça metade do azeite e refogue o alho-poró. Bata no liquidificador com os outros ingredientes até obter uma mistura homogênea. Ajuste os temperos (se necessário) e leve à geladeira por 2 horas. Coloque numa tigela funda e decore com a salsinha, Sirva gelado. Rende 4 porções de 95 calorias cada.

 

nutrição

 

HIDRATAÇÃO

               Ah o verão... A estação mais animada do ano está começando! E com os termômetros marcando temperaturas mais altas, é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é a hidratação do seu corpo.

Com o calor intenso, a desidratação acaba sendo um problema muito comum. Afinal, nosso corpo acaba por perder muito mais água do que o normal. Caso não haja reposição, nosso corpo pode dar sinais de alerta, como: sede, pele seca, sonolência, cansaço, boca seca, dor de cabeça, prisão de ventre e tontura.

Antes que seu corpo suplique pela reposição de líquidos, mantenha-o sempre hidratado. Confira algumas dicas do que você pode fazer neste verão:

•             Água, muita água: a ingestão de água é a melhor maneira de manter o corpo hidratado. Lembre-se de tomar ao menos 2 litros por dia.

•             Outros líquidos também ajudam: sucos, chás, água de coco. Além de deliciosos, também são hidratantes para o corpo.

•             Escolha alimentos ricos em água para a sua dieta. A alimentação faz toda a diferença. Com boas escolhas de frutas e verduras, você também contribui com a ingestão de água.

•             Não fique muito tempo exposto ao calor e ao sol. Grandes períodos de exposição ao sol contribuem para a perda de líquidos do seu corpo.

•             Faça uma alimentação mais leve. Comidas muito salgadas ou gordurosas contribuem para a retenção de líquidos e precisam de mais esforço do corpo para a digestão.

•             Vista-se com roupas fresquinhas. Fuja das roupas grossas e escuras. Roupas mais leves e confortáveis ajudam a controlar melhor a temperatura corporal e a transpirar menos. Assim você se mantém hidratado por mais tempo.

•             Capriche na hidratação do seu corpo e tenha um verão maravilhoso!

ÚLTIMAS DO AUTOR

Delícias & Delícias

Delícias & Delícias

Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

PUBLICIDADE