Deformidade no septo | Desvio no nariz vira problema quando atrapalha respiração

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 15/02/2018
Horário 14:12

Pais devem ficar atentos a sintomas que podem vir a atrapalhar a respiração dos pequenos. Isso, porque, muitas crianças não conseguem perceber que aquela “má respiração” pode ser um problema ainda maior. Diante disso, como as crianças não percebem o quanto respiram mal, especialistas ouvidos pela reportagem alertam os pais a ficarem atentos a alguns sintomas que podem indicar o desvio do septo.

O otorrino Andy Vicente, do Hospital Cema, disse que o desvio se confirma a partir dos 12 anos e alguns sinais são dificuldade para comer e para dormir, irritabilidade durante o dia e respiração apenas pela boca.

A sensação de nariz entupido constantemente e dificuldade para respirar são os principais sintomas de quem tem desvio de septo nasal, segundo especialistas.

A deformidade também pode ser de nascença ou ser adquirida após uma fratura ou acidente, como uma queda ou uma bolada, por exemplo.

 

Jornal O Imparcial

 

Explicação

O otorrinolaringologista Eduardo Dolci, professor da Santa Casa de São Paulo, explica que septo nasal é a parede interna do nariz, constituída por osso, cartilagem e mucosas, que separa uma narina da outra. O desvio acontece quando o septo cresce e se desenvolve de forma desordenada, ocupando mais espaço nas cavidades nasais.

Dolci salienta que essa deformidade também pode ser de nascença ou ser adquirida após uma fratura ou acidente, como uma queda ou uma bolada, por exemplo.

"O esperado é que essa separação das narinas fosse 'igual', mas cerca de 70% das pessoas têm algum grau de desvio no septo", afirmou o especialista.

O otorrinolaringologista Andy Vicente, do Hospital Cema, disse existir vários graus de desvio do septo nasal e, quanto maior a deformidade, maior a dificuldade que a pessoa terá para respirar. "Em alguns casos o desvio chega a tampar totalmente a passagem de ar."

Nesses casos em que a deformidade compromete totalmente a passagem de ar, somente a cirurgia pode corrigir o desvio. Porém, o SUS (Sistema Único de Saúde) não faz o procedimento por considerar uma cirurgia estética.

Para definir ou não pela cirurgia, o paciente precisa ser avaliado por um otorrinolaringologista, que num exame visual, no próprio consultório, poderá identificar o tipo de desvio. Para complementar, o médico poderá pedir uma nasofibroscopia, uma espécie de endoscopia das narinas. "Mas é o paciente que precisa dizer o quanto o desvio incomoda para o médico decidir ou não pela cirurgia", afirmou Dolci.

FOLHAPRESS

 

ARTE EM CENA

Jerônimo Show”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Maculelê”

Data: Domingo

Horário: Das 14h às 17h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

PALAVRINHAS DE PANO - A HISTÓRIA DA BÍBLIA - COL. PRIMEIRO LIVRO DO BEBÊ

Jornal O Imparcial Foto: Divulgação

Livrinhos macios para as primeiras leituras de lindas histórias da Bíblia. Livro de pano. Habilidades desenvolvidas. Primeiro aprendizado. Estímulo sensorial. Princípios cristãos.

Ficha técnica

Editora: Todolivro

Páginas: 6

Preço: R$ 29,90

 

MEUS 5 SENTIDOS - TOQUE, SINTA, RASPE E CHEIRE!

Jornal O ImparcialFoto: Divulgação

Veja como esses amiguinhos exploram o mundo ao seu redor por meio dos cinco sentidos. As páginas deste livro têm texturas, aromas e figuras que brilham no escuro, para que seu filho possa usar todos os seus sentidos. Visão, audição, paladar, olfato, tato... sentir e descobrir!

Ficha Técnica

Editora: Yoyo Books

Páginas: 24

Preço: R$ 38,90

 

Close Criança

Jornal O Imparcial

As amigas Julia e Helena curtem o carnaval com Cristo, realizado em Santo Anastácio, na terça-feira. Foram momentos de alegria e descontração e, claro muitas brincadeiras!! Deus as abençoe infinitamente!!!

Publicidade

Veja também