DÉCADAS DE TRABALHO

Famílias consultadas enfatizam a boa convivência e o espírito de cooperação entre os lojistas, que atuam há muitos anos no Mercado Municipal de Presidente Prudente

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 14/09/2019
Horário 08:22
Paulo Miguel: João e Marlene Cremasco brincam que vivem na loja e usam a casa para “se esconder”
Paulo Miguel: João e Marlene Cremasco brincam que vivem na loja e usam a casa para “se esconder”

Boa parte dos comércios do Mercado Municipal de Presidente Prudente é administrada por famílias, muitas delas acumulando décadas de trabalho e dedicação. O Imparcial conversou com três famílias, os Barreto, Cremasco e Siqueira, além um chef de cozinha que mantém sua loja.

As três famílias acumulam décadas e décadas de trabalho no local. “Eu fui para o mercado da [Avenida] Coronel Marcondes em 1988, fiquei por lá cinco anos. Em 1993, fomos transferidos para o local atual, estamos aqui faz mais de 25 anos. Então de Mercado Municipal temos uns 30 anos”, recorda o comerciante João Batista Cremasco, 67 anos que, junto com a esposa Marlene Cremasco, mantém uma loja no centro comercial.

Do mesmo modo, a comerciante Magda Barros Siqueira conduz sua peixaria há 27 anos, com auxílio dos filhos Maciel Siqueira e Maira Siqueira.

Paulo Balbino Barreto, 45 anos, há cerca de duas décadas é proprietário de um empório no Mercado Municipal.  “Desde quando o mercado era perto da Apea [Associação Prudentina de Esporte Atléticos], eu já era funcionário de um comércio, trabalhei lá 15 anos, entrei por volta de 1986, e 20 anos no local onde é hoje, agora como proprietário”, pontua Paulo.

O chef Rodrigo Luizari, 34 anos, por sua vez, tem comércio mais recente no local. Desde 2010, cozinha e gerencia sua rotisseria. Há nove anos faz parte do seleto grupo de comerciantes do Mercado Municipal. Ele enfatiza a boa convivência e o espírito de cooperação entre os lojistas. “Acho que o cliente tem que estar dentro do mercado, independente de onde ele está comprando, se ele está dentro do mercado já traz benefícios pra todos. É um conjunto que funciona”, completa Luizari, ao comentar sobre a concorrência saudável, colaborativa e amistosa entre os comércios jovens e os tradicionais.

Os comerciantes do Mercado Municipal são organizados por uma associação. “Nós temos uma associação com a qual nós mantemos pintura, banheiro, iluminação, isso é mantido por nós. A manutenção é mantida pela Associação dos Permissionários do Mercado Municipal Luis Mauricio Sandoval”, afirma João Cremasco, demonstrando que manter o local em bom estado faz parte do tratamento que dão ao cliente.

 

Comerciantes e clientes viram amigos

Todos os vendedores do local se encontram em um sorriso motivado pelo mesmo assunto, os clientes. Dos que conversaram com a reportagem, não há um sequer que não tenha comentado as relações de amizade que constroem nas décadas de trabalho. “Nós ficamos muitos felizes quando chega uma cliente e diz: ‘Minha filha está comprando com vocês’. Ou quando chegam filhos de algum cliente e se apresentam dizendo que querem comprar o mesmo que compram os pais”, explica Magda Barros Siqueira, enquanto garante que acompanha, junto com a peixaria, o nascimento e crescimento de gerações.

“GOSTO DE VIR AQUI, PELA DIVERSIDADE DE PRODUTOS. VENHO AQUI E COMPRO TUDO EM UM ÚNICO LUGAR”

Rosângela Hespanhol

“Tem bastantes clientes antigos e muitos novos, também”, afirma com entusiasmo, João Batista Cremasco, 67 anos. Uma dessas clientes assíduas é Rosângela Hespanhol, 54 anos. Ela, logo pela manhã, fazia diversas compras em vários dos 14 boxes do Mercadão. “Gosto de vir aqui, pela diversidade de produtos reunidos em um lugar só. Venho na frutaria, depois vou ao queijo, tem os peixes, castanhas. Venho aqui e compro tudo em um único lugar. Como faz muito tempo que venho aqui comprar, temos uma relação de proximidade”, completa Rosângela, que em cada comércio que entrou, foi recebida com sorrisos fraternos e um animado “bom dia”.

 

 

 

Publicidade

Veja também