Curso técnico traz diferencial ao mercado de trabalho

-

Data 11/04/2018
Horário 10:36
Arquivo - 50% dos estudantes aliam cursos profissionalizantes com o ensino médio
Arquivo - 50% dos estudantes aliam cursos profissionalizantes com o ensino médio

São diversas as preocupações que norteiam a vida do jovem que ingressa no ensino médio. Diante desta situação, a escolha de uma faculdade é algo que deixa muitos com dúvidas sobre qual profissão seguir. Para que isso não se torne um pesadelo futuramente, Marcelo Duarte, diretor da Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, acredita que a busca por um curso profissionalizante é essencial para que se tenha um embasamento para a carreira, mesmo que não seja na área desejada. Em meio a diversas opções, Marcelo afirma que todos podem contribuir para a formação do aluno.

 

DIFERENCIAL

Desta forma o coordenador do curso técnico em Contabilidade, Leandro Rogério Dias, acredita que o estudante que busca alinhar o ensino médio com o curso técnico profissionalizante possui um diferencial no mercado de trabalho. Em meio à competitividade, ele afirma que isso se torna um acréscimo no currículo, o que “é uma vantagem sobre aqueles que não optam pela escolha”. O coordenador conta que no curso em que administra, cerca de 50% dos estudantes aliam as aulas com o ensino médio.

 

DIFICULDADES OCORREM

Durante o período em que dividem o preparo para formação, aliada com o curso técnico, é possível que haja evasão dos estudos. Para o diretor Marcelo Duarte, as desistências podem ocorrer por diversos fatores, como mudanças de município ou problemas de saúde na família. No entanto, afirma que o índice de evasão escolar na Etec em que dirige gira em torno de 11% a 15%, o que ele considera baixo.

 

SAIBA MAIS

O Centro Paula Souza é responsável por manter 222 escolas técnicas do Estado de São Paulo, distribuídas em 164 municípios. Segundo um balanço realizado no ano passado, na região de Presidente Prudente são 5.920 alunos matriculados em cursos técnicos, nas nove unidades presentes em sete cidades.

 

ROBERTO KAWASAKI
Da Reportagem Local

 

DEMANDA POR VAGAS NAS ETECS DA REGIÃO

Conforme informações do Centro Paula Souza, no Vestibulinho realizado para ingressar no 1º semestre de 2018, a demanda geral por vagas em cursos técnicos e médio foi de 2,27 candidatos. A Etec Professor Adolpho Arruda Mello foi a que apresentou maior procura dentre as demais, um total de 3,44 candidatos por vaga. Para o diretor da instituição, Marcelo Duarte, esse é um índice importante para a escola, porque mostra que a tendência pelas vagas nos cursos é aumentar.

 

ETEC

CIDADE

VAGAS

INSCRITOS

DEMANDA

- Engenheiro Herval Bellusci

Adamantina

105

178

1,7

- Professor Eudécio Luiz Vicente

Adamantina

320

758

2,37

- Professora Carmelina Barbosa

Dracena

160

275

1,72

- Amim Jundi

Osvaldo Cruz

400

1.019

2,55

- Professor Adolpho Arruda Mello

Presidente Prudente

105

361

3,44

- Professor Dr. Antônio Eufrásio de Toledo

Presidente Prudente

360

828

2,3

- Professor Milton Gazzetti

Presidente Venceslau

230

657

2,86

- Deputado Francisco Franco (Chiquito)

Rancharia

315

577

1,83

- Professora Nair Luccas Ribeiro

Teodoro Sampaio

200

442

2,21

 

perfil

Foto: Márcio Oliveira

Nome e idade: Miguel Lima de Oliveira, 16 anos

Ano do EM: Terceiro ano

Curso profissionalizante: Administração

Cidade de origem: Presidente Prudente

 

Por qual motivo escolheu o curso técnico/profissionalizante? E por que em Presidente Prudente?

Na verdade eu não tive muitas opções para escolha, eu entrei na Etec com o intuito de fazer apenas o ensino médio. Como havia a opção de estudo integral junto com o curso técnico, escolhi a Administração por curiosidade, apenas. Na minha família não tem ninguém que seguiu esta área, mas acredito que possa contribuir de certa forma para o meu futuro. Por morar em Prudente e depender de ônibus para me locomover, escolhi a Etec Professor Adolpho Arruda Mello, que fica em frente ao ponto.

 

Qual sua perspectiva para o mercado de trabalho? Onde vai procurar emprego?

Eu não pretendo seguir a carreira de administrador, eu quero cursar Medicina e já comecei a estudar para conseguir uma boa colocação no vestibular. Mas, penso que posso aliar a administração com outra profissão, porque a administração mexe bastante com a inteligência emocional, algo que pode fazer com que lá na frente eu consiga utilizar.

 

Quais dúvidas existem em relação ao início das atividades na área escolhida?

Antes de começar a cursar Administração eu tinha uma visão bastante diferente da que eu observo hoje. Como meu objetivo não era o curso técnico pensava que era apenas ter um negócio para cuidar e é muito mais que isso. Tenho professores que de certa forma buscam cativar os alunos para que todos entendam a real importância da profissionalização na vida acadêmica.

 

Além de estudar, o que costuma fazer em Presidente Prudente?

Ultimamente não tenho tido tempo para fazer outra coisa, a não ser estudar. Eu acordo logo cedo, tenho aulas no período da manhã e da tarde, então fica complicado procurar algo para me divertir. Quando eu chego em casa descanso um pouco e volto para os estudos novamente. Como o meu objetivo é ingressar em um curso de Medicina, estou me dedicando apenas ao cursinho online, nesse pouco tempo que me sobra.

 

CURSOS PROFISSIONALIZANTES COM INSCRIÇÕES ABERTAS NA CIDADE

São diversas as oportunidades de cursos técnicos ou profissionalizantes que estão com inscrições abertas em Presidente Prudente. Os interessados devem entrar em contato com a escola para obter mais informações.

 

SENAI

Vaga: Eletricista Automotivo

Período de inscrição: de 13/03 a 06/05

Horário: das 8h às 12h

Pré-requisito: o aluno deverá ter no mínimo 18 anos de idade e estar cursando ou ter concluído a 6ª série do nível fundamental.

Telefone: (18) 3902-8500

 

SENAI

Vaga: Operador de Microcomputador

Período de inscrição: de 13/03 a 22/04

Horário: das 8h às 12h

Pré-requisito: o aluno deverá ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o nível fundamental.

Telefone: (18) 3902-8500

 

 

SENAI

Vaga: Pedreiro Assentador

Período de inscrição: de 13/03 a 22/04

Horário: das 8h às 12h

Pré-requisito: o aluno deverá ter no mínimo 18 anos de idade e ter completado a 4ª série do nível fundamental.

Telefone: (18) 3902-8500

 

SENAI

Vaga: Soldador ao Arco Elétrico – Eletrodo Revestido

Período de inscrição: de 13/03 a 22/04

Horário: das 8h às 12h

Pré-requisito: o aluno deverá ter no mínimo 18 anos de idade e estar cursando e ter concluído a 6ª série do nível fundamental.

Telefone: (18) 3902-8500

 

agenda

SEXTA-FEIRA

Workshop “Construção dramatúrgica a partir da relação do ator com o lugar memória”

Local: Centro Cultural Matarazzo – sala 6

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes

Telefone: (18) 3226 3399

Horário: a partir das 8h

Convite: Gratuito

Atividade: É uma oficina de teatro que faz parte do Projeto Caminho Memória – circulação de repertório contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural).

 

SÁBADO

Show Dawn e Vapor Barato – Múltiplos Sons

Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Telefone: (18) 3226 0400

Horário: A partir das 16h

Convite: Gratuito

Atividade: Apresentações musicais de vários estilos, com o propósito de privilegiar a diversidade e a multiplicidade de sons.

 

TERÇA-FEIRA

Filme Fuga no Século 23 – Cine Bosque

Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Telefone: (18) 3226 0400

Horário: A partir das 19h30

Convite: Gratuito

Atividade: O projeto Cine Bosque proporciona ao público a experiência de assistir a filmes em céu aberto, uma “sala de cinema” em meio às árvores da unidade.

 

balada

Publicidade

Veja também