Cultura participa das ações dos Cidadescola

Secretaria Municipal de Cultura de Prudente oferece as instalações do Centro Cultural Matarazzo e Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 15/03/2019
Horário 11:00
Cedida/Secom: Alunos da Oficina de Artes do Cidadescola receberam de presente um mural grafitado por Anderson, artista com 5% de visão
Cedida/Secom: Alunos da Oficina de Artes do Cidadescola receberam de presente um mural grafitado por Anderson, artista com 5% de visão

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente) oferecerá as instalações do Centro Cultural Matarazzo e Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto” para realização das atividades ligadas às artes aos alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola. Entre as ações, a pasta oferece cinema, música, oficinas com reciclados e de origami, dança, literatura e recreação que contemplarão cerca de 500 crianças do programa. Os alunos que participam das atividades já estão inscritos nas escolas de ensino fundamental e organizados em turmas de acordo com a faixa etária.

Em atividade desde 2010, o Programa de Educação Integral Cidadescola vai atender em 2019, no total, cerca de 2.200 alunos, sendo que, neste ano, a administração municipal de Presidente Prudente promove um envolvimento maior entre as secretarias. Além da Secult e Seduc (Secretaria Municipal de Educação), haverá a integração entre as pastas de Esporte, Meio Ambiente, Turismo e Tecnologia.

O secretário da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) José Fábio Sousa Nougueira, 56 anos, destaca que é importante à cultura dentro do universo da educação e principalmente que essas secretarias se unam com o mesmo objetivo.

“O trabalho dele é incrível, desconheço outro grafiteiro deficiente visual”

Itamar Xavier de Camargo,

professor

De acordo com a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, 57 anos, a inclusão de atividades de formação cultural e artística na vida das crianças vem ao encontro dos objetivos da proposta pedagógica do município que considera que para formar alunos críticos e pensantes é necessário trabalhar com a formação integral das crianças. Além das atividades culturais e artísticas, destaca que os alunos terão ações de educação ambiental e ecológica.

As ações estão sendo programadas pelos gestores escolares das escolas de ensino fundamental e serão apresentadas a comunidade escolar na próxima semana. Dentre as ofertas acontecerão oficinas de música e formação da banda marcial, oficinas de esporte, entre elas atletismo, handebol, beisebol, oficinas de criação com material reciclável e educação ambiental e ecológica.

 

Vivência

A arte vai além dos sentidos. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o prudentino Anderson Nogueira Bosqueti, 35 anos perdeu praticamente toda a visão, o que não o impediu que se tornasse um artista plástico. Sua especialidade é o grafite. Na tarde de quarta-feira, os alunos da Oficina de Artes do Cidadescola, realizado na Inova Prudente, receberam de presente um mural grafitado por Anderson.

“Nessa semana, durante as aulas, os alunos irão conhecer suas obras e sua história. Em seguida, produzirão obras tendo o Anderson como referência. O trabalho dele é incrível, desconheço outro grafiteiro deficiente visual”, disse o professor Itamar Xavier de Camargo.

Anderson explica que está começando agora como grafiteiro. “Desde a idade escolar sempre tive dom de desenhar. Boa parte de minha criação é projetada em minha mente e como tenho baixa visão [5%] consigo distinguir as cores e vou criando”.

 

Intersetorialidade

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) determinou a articulação entre às secretarias para que o programa pudesse continuar atendendo às crianças. Assim, a intersetorialidade do governo municipal proporcionou a continuidade do atendimento e do investimento à educação das crianças prudentinas. Atualmente o projeto já atende aproximadamente 2 mil crianças por semana na Fundação Inova Prudente e neste ano o atendimento passa a funcionar também no Centro Cultural Matarazzo, Museu e Arquivo Histórico "Prefeito Antonio Sandoval Netto" e no Sesi (Serviço Social da Indústria).

Além da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), haverá a integração das pastas de Esportes, Meio Ambiente, Turismo e Tecnologia, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários) e parcerias com Talento Olímpico, Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), Instituto Edespp (Instituto de Excelência Desportiva de Presidente Prudente), Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e AABB (Associação Atlética Banco Brasil).

Serviço

As 14 telas do artista Anderson ficarão expostas até 22 de março. A Fundação Inova Prudente fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700.

 

Publicidade

Veja também