Arquivo: Pelo menos sete pesquisadores, brasileiros, americanos e argentinos, iniciaram novas escavações no sítio paleontológico de Presidente Prudente

Foto: Arquivo: Pelo menos sete pesquisadores, brasileiros, americanos e argentinos, iniciaram novas escavações no sítio paleontológico de Presidente Prudente

CULTURA

  • 31/12/2019 01:00
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

JANEIRO

DIA 5


Peregrinação dos três reis magos ainda é lembrada na Festa de Santo Reis celebrada no dia 6 de janeiro em algumas cidades da região de Presidente Prudente. Alguns grupos católicos mantêm viva a tradição da festa e homens e mulheres fazem uma caminhada que remete a longa viagem que Melchior, Gaspar e Baltazar fizeram ao encontro do menino Jesus para presenteá-lo. O rito tem como objetivo ir fazendo paradas às casas por onde passam.

12
De 11 a 31 deste mês de janeiro, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, em Presidente Prudente, disponibiliza mais uma exposição, “Máquinas de Escrever”, àqueles que têm interesse em conhecer equipamentos/objetos que já foram muito importantes em anos passados.

16
Inserção social e o acesso à cultura. Aproximadamente 10 assistidos da Fundação Casa de Presidente Bernardes visitarão o Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente. De acordo com o bibliotecário do Centro Culturalo, Murilo Tomiazi Misael, eles também assistirão a um filme. Iniciativa provém de parceria já realizada com a entidade no final do ano passado.

FEVEREIRO

3


“Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. Quem ainda não conhecia o super-herói teve a oportunidade de vê-lo, pelo menos em uma reprodução artística. É que às margens da Praça da Juventude da Cohab, em Presidente Prudente, o herói foi reproduzido ao solo em um desenho de quase 700 m² (metros quadrados). E apesar do personagem ser fictício, a mensagem por trás dele é real: um apelo aos cuidados essenciais que todos devem ter com o meio ambiente.

17
“Eu sou Elly Guimarães. A minha vida é cantar, encantar. Levando a felicidade, vou de cidade em cidade”. O trecho faz parte de uma homenagem à cantora, que muito mais que letras e estrofes, também simboliza a amizade, carinho e amor entre duas pessoas. Intitulada “Elly Guimarães - Goelinha de Ouro”, a música de Jotacê Cardoso recebeu o registro da FBN (Fundação Biblioteca Nacional), que faz parte do escritório de Direitos Autorais do Ministério da Cultura.

19


Em uma sala de terapia ocupacional no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas), na Cohab, em Presidente Prudente, um grupo de pacientes pinta a figura de uma mandala. A escolha do diagrama, que representa a busca pelo equilíbrio e a cura emocional, não se mostra injustificada. Em tratamento contra a dependência química, elas encontram na arte um recurso terapêutico para desenvolver mecanismos de defesa e melhorar seus processos de comunicação.

23
“Tô certo ou tô errado?”. “Não é brinquedo não”. “Eu sou rica!”. “Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa”. Não tem como ler essas frases e não remeter às figuras a qual elas pertencem, ou melhor, aos personagens históricos de novelas que saíam diariamente pelas telinhas cativando o público brasileiro. E como relembrar é viver, um colunista e digital influencer resolveu juntar todos esses pontos e trazer a sensação de nostalgia. Intitulado “Memórias Teledramatúrgica”, o canal do youtuber Eduardo Conceição já possui mais de 108 mil visualizações.

MARÇO

9


Com o objetivo de reaproximar o público do universo do vinil, o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto” de Presidente Prudente disponibiliza todas as sextas-feiras acervo fonográfico à população. O projeto, intitulado Música no Vinil, iniciou em julho de 2018 e conta com 10 mil LPs, além de recursos de reprodução para os apaixonados por música. Atualmente, movimenta visitas estimadas em até 20 pessoas por mês.

12


Atualmente, 12 alunos de uma escola de Sevilha, na Espanha, detêm o título de maior mosaico de tampinhas de garra pet, ao reproduzir uma imagem com 800 mil peças. Decidido a tomar para si o feito, o prudentino Itamar Xavier reproduzirá uma obra com a utilização de 1 milhão de tampinhas. Pelo menos esse é o foco do artista. A ideia, de acordo com ele, é compor uma imagem alusiva ao nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, aproveitando o momento pascoal que se aproxima.

17
A estudante Ana Clara Ramos Ferreira só tinha 4 anos de idade quando passou a frequentar a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes em Presidente Prudente e atualmente aos 17, mesmo com pouca idade, pode-se afirmar que tem muita história para contar. Ela foi um dos 28 adolescentes selecionados entre os 800 candidatos de toda a América Latina, para frequentar em fevereiro deste ano, a Lala (Latin American Leadership Academy - Academia Latino-americana de Lideranças), em Buenos Aires, Argentina.

31
O longa-metragem “Além de Nós”, com produção da Atama Filmes, terá cenas gravadas durante a 19ª Prova do Issao, realizada no Rancho Quarto de Milha em Presidente Prudente entre os dias 3 e 5 de maio. Na ocasião, estarão presentes os atores Thiago Lacerda, Miguel Coelho, Ingra Lyberato, Naruna Costa e Duda Meneghetti que contracenarão com 50 figurantes prudentinos e dois atores, Jacqueline Cotini Silveira Marinho e Lucas Correia.

ABRIL

10
A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente completou 80 anos ontem e contou com uma programação especial aos atendidos e parceiros. A entidade é mantenedora da Escola de Educação Especial para Deficientes Visuais “Professor Faradei Boscoli” Centro de Reabilitação Visual, que atende pessoas com baixa visão e cegos. Desde sua criação a entidade, tem por objetivo proporcionar condições de desenvolvimento integral às pessoas com deficiência visual. A instituição atualmente atende 86 deficientes visuais da região que conta com 53 municípios.

17
Com a aproximação da Páscoa, não é difícil encontrar crianças espalhadas por todo o país e que ao serem questionadas sobre o verdadeiro sentido da data, vão mencionar os ovos de chocolate e coelhos da Páscoa. Na contramão dessa realidade do século tecnológico, em que muitas tradições perderam o significado, a reportagem acompanhou uma encenação da morte de Jesus Cristo, composta por crianças de 2 a 4 anos, em uma atividade que facilmente emocionou a quem assistiu.

20


A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou que buscará, junto às instâncias superiores de governo, auxílio financeiro para concretizar uma obra que trouxe boas expectativas para a administração local, bem como funcionários do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto. É que a cidade recebeu um projeto arquitetônico, que gira em torno de 1.365 metros quadrados de construção, e que objetiva trazer modernidade, aliada à tradição, ao museu que pode se tornar um fomentador cultural futuramente.

23


“A ideia é tentar dar um pouco mais de alegria e um visual que levante o astral de quem passar pelo local”, diz o publicitário e responsável pela intervenção artística, Richard de Almeida, 51 anos. Nos próximos dias, quem passar pelo Viaduto “Pioneiro João Batista Horta”, que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes irá apreciar uma intervenção artística, por meio da técnica da grafitagem.

26
Todo jovem, ao entrar em uma universidade, se depara com o fato de que ao término do curso deverá desenvolver uma pesquisa. Neste contexto, há alguns anos e inicialmente de forma despretensiosa, a advogada, docente e pesquisadora, Ligia Maria Lario Fructuozo, até então aluna de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário - instituição que atualmente é docente -, iniciou um estudo sobre o genocídio ocorrido em 1994, em Ruanda, na África.

MAIO

17
Pelo menos sete pesquisadores, brasileiros, americanos e argentinos, iniciaram novas escavações no sítio paleontológico de Presidente Prudente, no Parque Girassóis, que fica ao lado dos prédios do São João, local em que já foram encontrados fósseis de aves do período cretáceo, que viveram há 70 milhões de ano. O grupo segue na cidade até o dia 21.

30


A camiseta com o mapa-múndi estampado no peito reflete o amor que o argentino de 44 anos, Claudio Diaz, tem em viajar pela América Latina desde 2013, dentro de uma Kombi modelo 1987, com a companhia de uma cachorra pra lá de dócil e especial que leva o nome de Trompa. A aventura, que já passou por 18 países, não tem data de término e desembarcou em Presidente Prudente na última semana, o que, como todos os demais destinos, não estava no roteiro que, aliás, nem existe.

JUNHO

2
O espetáculo “Eles não usam black tie”, é um clássico da dramaturgia brasileira, que conta a história de um choque entre pai e filho com posições ideológicas e morais completamente opostas e divergentes, o que, por sinal, dá a tônica dramática ao texto. Desta vez, iremos mais longe, isso porque dois prudentinos farão parte do clássico de Gianfrancesco Guarnieri em São Paulo. A peça será dirigida por Dan Rosseto e conta com Vicentini Gomez, como um dos atores.

25
O filme “Ayrton Meninices no Coração do Brasil”, com 75 minutos de duração, do gênero documentário ficcional, contará as histórias, fatos, causos e lembranças da infância e adolescência de Ayrton Senna, dos tempos em que passava as férias na fazenda dos pais e sua convivência com os moradores da região. Neste período - o da meninice - Ayrton conquistou fãs. Somando todas estas histórias, o prudentino Vicentini Gomez trará vida ao ídolo antes mesmo dele chegar os pódios mundiais.

26 
Ainda que a praça central de Presidente Prudente, a 9 de Julho, e ruas importantes da cidade tenham sido nomeadas em homenagem ao movimento constitucionalista de 1932 e seus combatentes prudentinos, muitos moradores já se esqueceram da história da Revolução e até mesmo a participação local no levante. Para resgatar essa memória junto às novas gerações é lançado hoje, um gibi que relembra os objetivos e a importância do movimento liderado por paulistas.

JULHO

13
Anualmente, a Unesco abre um processo seletivo público para selecionar os projetos de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para o recebimento de apoio financeiro, por meio do projeto Criança Esperança, de realização da Rede Globo. São cerca de sete ou oito meses de contato até promover a aprovação ou não dos programas participantes. E foi esse o período enfrentado pelo Educandário São José, de Santo Anastácio, até que a feliz confirmação viesse. E veio.

14
Em Álvares Machado, uma tradição de fé passada por gerações faz a colônia japonesa cultuar seus antepassados em forma de agradecimento e devoção. Uma mistura de místico e fé, em sua 99ª edição, o Shokonsai reúne todos os anos milhares de fieis no único cemitério japonês do hemisfério sul, que foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

27


As ruas de Presidente Prudente viram palco para apresentações artísticas diversas. Na esquina das Avenidas Coronel José Soares Marcondes e Washington Luiz, João Vitor Bárbara, 18 anos, busca alegrar o tempo de espera dos motoristas até o semáforo estar verde.

AGOSTO

20


Depois de 53 anos trabalhando como caminhoneiro, nas estradas afora, o aposentado Manoel Lourenço de Souza, 72 anos, decidiu dedicar a vida a uma atividade totalmente diferente do costume: o artesanato. Mais diferente ainda pelo fato ser algo que também foge o cotidiano de todos: a arte de fazer alianças a partir de moedas, e de preferência, as mais antigas, como ele mesmo diz. Há dois anos na prática, ousado, aprendeu na raça, vendo vídeos no YouTube.

27
Num cenário atual, o desmatamento no Brasil ganhou ainda mais discussão, pelos acontecimentos trágicos envolvendo os Estados de Rondônia e Amazonas. Fazendo um apelo a esse acontecimento, mas também em prol de qualquer área verde no Brasil e no mundo, o artista plástico Erivaldo Santos, Vadinho, apresenta a exposição “Toda Forma de Cor”, na Galeria Cristal de Talentos da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos).

SETEMBRO

4
Dos sertões sorocabanos a Prudente contemporânea, a exposição “Dos Trilhos ao Centenário” - instalada desde ontem no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Neto -  traz para os munícipes um resgate da história prudentina. Essa foi a forma de homenagear os 102 anos do município, celebrados no dia 14 deste mês, pelos olhos do fotógrafo Marcos Sanches.

7
A Expo Prudente 2019 está, oficialmente, com as atividades a todo vapor. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença dos organizadores, entidades e autoridades de Presidente Prudente e região. O início do encontro contou com música boa e de raiz com a Orquestra Municipal de Viola, seguida da Banda Regimental de Música do CPI-8, da Polícia Militar, que, após algumas músicas, apresentou o hino nacional e que representou a abertura oficial do evento.

8
Desde que os primeiros rumores da grade de shows da Expo Prudente 2019 surgiram, um assunto não sai das rodas de conversas de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Isso porque, o fenômeno brasileiro que ganhou os palcos de todo o mundo chega hoje a Presidente Prudente: estamos falando de Anitta. Dona de hits nas mais diversas línguas, a cantora traz para o oeste paulista o repertório e bagagem construídos ao longo da carreira.

OUTUBRO

6
Chegou ao fim no domingo, após seis meses de apresentações por diferentes espaços de Presidente Prudente, a primeira edição do projeto “Teatro em Movimento - Circulação de Repertório”. A programação contou com cinco espetáculos teatrais, totalizando 50 encenações - todas gratuitas - e um público de 25 mil pessoas.

8


Outubro já começou. E é um mês marcado pela fé e devoção dos católicos em Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Com sua tradição histórica, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que fica na Vila Marcondes, em Presidente Prudente, prepara uma vasta programação evangelizadora. A Festa da Padroeira 2019, tendo o tema “Com Maria: celebrar os 80 anos de missão em nosso Santuário”, começou no dia 3.

10


O circo traz alegria para crianças, jovens e adultos, pois não importa a idade, sempre haverá motivos para um bom sorriso. E foi assim que ontem, no Complexo da Cidade da Criança, iniciou as atividades em alusão ao dia dos pequenos. No palco, o Circo Dione animou aproximadamente 500 pessoas, com palhaços, mágicos, malabaristas, trapezistas, globo da morte entre outras atrações circenses.

16
O dia 20 de julho de 1969 ficou marcado na história da humanidade, pois foi quando mais de 500 milhões de pessoas, em 40 países nos cinco continentes, acompanharam os astronautas Neil Armstrong e “Buzz” Aldrin protagonizarem a experiência de serem os primeiros homens a pisarem na lua. Em 2019, fez 50 anos que a missão Apolo 11 ocorreu, mas até hoje a DuPont, que tem sede em Pirapozinho, resguarda e compartilha o momento inédito.

NOVEMBRO

3


Desde 2008, das cores das tintas óleos que utiliza para pintar seus quadros, Odete Pereira de Souza, aposentada, 73 anos, consegue, além de um sustento extra, um novo caminho para continuar a viver e sentir alegria. Após problemas em seu casamento, ela encontrou um curso de pintura, que fez com que a artista se mantivesse com forças para seguir e superar os desafios. Em sua humildade ela abre um pouquinho de sua história.

15


Os passageiros que embarcaram na linha Ana Jacinta x João Domingo Neto do transporte público de Presidente Prudente, na tarde de ontem, tiveram uma surpresa que se transformou em um verdadeiro espetáculo. Isso porque, a Trupe Sinhá Zózima, companhia de São Paulo, apresentou o projeto “Os minutos que se vão com o tempo” em dois horários, às 14h e na linha das 18h30, arrancou sorrisos em um dia que tinha tudo para ser comum. E não foi.

28


A Vila Natal ocorre no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente. No local, os preparativos estão em ritmo acelerado para receber o maior evento natalino, cujo projeto é desenvolvido pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) em parceria com a Prefeitura de Prudente. A expectativa é receber aproximadamente 100 mil pessoas.

DEZEMBRO

1
O jornalista investigativo, Roberto Cabrini, esteve em Presidente Prudente para apresentar o livro “No Rastro da Notícia”. O lançamento ocorreu na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e reuniu a comunidade, em sua maioria, composta por advogados, jornalistas e amantes de uma boa leitura. Antes de participar de uma sessão de autógrafos, o jornalista promoveu um bate-papo onde falou sobre os momentos mais marcantes de sua carreira.

11
A primeira semana de atividades da Vila Natal, evento promovido pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente, foi um sucesso conforme a organização, e a expectativa para as próximas semanas é a de superar o público que dedica um tempo para apreciar as atrações lá presentes. De acordo com o presidente da federação, Leandro Pires, aproximadamente 600 pessoas visitam diariamente o local, sendo que até o fim do ano esse número deve saltar para 3 mil ao dia.

13
Fanatismo, miséria e conflitos de terra estão juntos no clássico “Vereda da Salvação”, que chega hoje ao Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, com adaptação e direção de Denilson Biguete, e atuação de alunos Programa Sociocultural e Artístico da Secult (Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente). A peça tem curta temporada, até domingo, no Espaço Armazém.

13
Para entrar no clima natalino, a Praça 9 de julho recebe uma programação de “Concertos de Natal” desde a noite de quarta-feira. A iniciativa segue até domingo, no Teatro de Arena, com capacidade para até 300 lugares. A abertura contou com a presença Abertura com a Orquestra Municipal de Viola. Ontem foi a vez do Projeto Guri (Grupo de Referência).