Cuidados | Mochila pesada causa danos à coluna e aos joelhos de crianças

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 01/02/2018
Horário 12:28
Aline Martins, Crianças e os adolescentes devem tomar cuidado com o peso das mochilas
Aline Martins, Crianças e os adolescentes devem tomar cuidado com o peso das mochilas

As férias já acabaram e, com a volta às aulas, recomeçou a saga de levar mochilas com livros, cadernos e objetos pessoais para a escola. Mas as crianças e os adolescentes devem tomar cuidado com o peso das mochilas, pois elas podem causar dores nas costas e forçar as articulações de ombros, joelhos e tornozelos.
"Em geral, o que sabemos é que mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança e isso [a regra] vale para qualquer pessoa", explica o ortopedista e traumatologista esportivo Sidney Schapiro.
Segundo o ortopedista, a dor lombar e problemas na postura são as principais consequências de carregar mochilas pesadas.

"Há controvérsias se ela pode afetar a postura. A pessoa não chega a ter a doença, mas pode ter uma simulação de uma escoliose, jogando o peso apenas para um lado, por exemplo", frisa.

Ortopedista do grupo de quadril do Hospital Municipal Carmino Caricchio, Fernando Abdala da Silva Oliveira diz que outras partes do corpo podem ser afetadas. "O peso pode acarretar sobrecarga nas articulações de carregamento de peso, como joelho, tornozelo, quadril e ombro", afirma.

 

“O peso pode acarretar sobrecarga nas articulações de carregamento de peso, como joelho, tornozelo, quadril e ombro”

Sidney Schapiro,

ortopedista e traumatologista esportivo


Modelo
Schapiro diz que é importante colocar as alças nos dois ombros e nunca deixar a mochila apoiada em apenas um dos lados. Ao escolher o modelo, ele recomenda que ela tenha um apoio para a região da cintura. "Assim, a criança não projeta o corpo para a frente", destaca.

Oliveira acrescenta que o ideal é optar por modelos com rodinhas. "[A pessoa deve] trocar de mão ao puxar para não sobrecarregar apenas um lado do corpo", diz. Schapiro recomenda que as pessoas se inspirem nos comissários de bordo. "A aeromoça usa mochila de rodinha e é um símbolo de postura. Não é feio”, frisa.

 

Descanso

Quem faz longas caminhadas usando uma mochila pesada deve tomar cuidado. Segundo o ortopedista Sidney Schapiro, é importante alongar o corpo. "Assim como os atletas se preparam, a pessoa tem de fazer alongamento", explica Fernando Abdala da Silva Oliveira recomenda descanso durante o trajeto. "Dar algumas pausas durante a caminhada para descansar a musculatura”.

FOLHAPRESS

 

agenda

ARTE EM CENA

Pinóquio”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

OFICINA

Máscaras de papietagem e fantasias”

Data: Domingo

Horário: Das 14h às 17h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

livros

Jornal O Imparcial

MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS

Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.

Ficha técnica

Autora: Ruth Rocha

Editora: Salamandra

Páginas: 62

Preço: R$ 30,90

Jornal O ImparcialA BOLSA AMARELA

Esta obra trata-se de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ´criança não tem vontade´ - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

 

Ficha Técnica

Autor: Lygia Bojunga

Editora: Casa Lygia Bojunga

Páginas: 135

Preço: R$ 25,90

Fotos: Divulgação

 

close criança

Jornal O ImparcialA princesa Isabelly da Silva Andrade é só alegria para os papais Mariane e Fernando. Ela se diverte com seus óculos de sol e fica toda estilosa. A pequena tem 1 ano e 8 meses. Deus a abençoe sempre!!!
Publicidade

Veja também