Cuidados com escorpiões devem aumentar no verão

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 24/01/2019
Horário 06:55
Arquivo - Em 2018, CCZ registrou 1.410 aparecimentos de escorpiões em Prudente
Arquivo - Em 2018, CCZ registrou 1.410 aparecimentos de escorpiões em Prudente

Nos últimos dias, o Ministério de Saúde alertou sobre a necessidade de aumentar os cuidados referentes a acidentes com escorpiões, entre os meses de dezembro e março - época do verão. A ocasião também foi levantada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente, que tem intensificado as medidas de prevenção.

O médico veterinário e diretor do órgão, João Henrique de Carvalho Leite, sinaliza que o CCZ tem trabalhado em cima desses problemas, orientando o máximo possível os proprietários de imóveis. “Foi um ano bem crítico, 2018, com muitas solicitações de atendimentos diariamente”, completa. Ele ainda destaca que, ao aparecer um caso, o morador deve entrar em contato com o centro, a fim de receber orientação ou solicitar que uma equipe com agentes compareça no imóvel.

Como noticiado por este diário, os ataques envolvendo tais animais peçonhentos cresceram 7,84%, até novembro do ano passado, no DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), ao se comparar com 2017, conforme dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde. Por outro lado, no início deste ano, O Imparcial também detalhou o balanço de 2018 por parte do CCZ, quando Prudente registrou aumento de 45,66% em infestação de escorpiões: 1.410 aparecimentos no último ano, enquanto que, em 2017, a incidência foi de 968.

Por conta disso, com a preocupação do aumento destas infestações, o veterinário fala que toda a equipe que comparece na residência atendida faz ações educativas. “Muitas vezes, o morador relata o aparecimento da praga e nós vamos até o local, orientamos sobre os principais pontos de vulnerabilidade da propriedade”.

Em casos de terrenos, os agentes comparecem ao local e prestam orientações. Se nenhuma medida for tomada pode acarretar multas. O acúmulo de entulhos e folhagem ajuda na proliferação de insetos, causando um desequilíbrio ambiental, conforme o médico veterinário, que complementa, ainda, que o ideal é que as pessoas façam a prevenção colocando telas nas janelas, e protetor de rodapé.

Publicidade

Veja também