Cuidado, quando a luz voltar vão lembrar de você

  • 20/03/2020 05:55
  • Leonardo Lepre

Imagine comigo, você acordou e saiu andando, tentou ligar a luz, mas não conseguiu (provavelmente falta de energia) e você, morrendo de sede, continua sua saga até a cozinha na escuridão. Duas coisas podem acontecer: você chegar na cozinha e beber a água ou então no meio da sala, com a janela de vidro sem cortina, a luz voltar e você está sem cuecas (afinal, qual era o problema né?) e seus vizinhos passam a conhecer suas partes mais íntimas. 

Comunicar em tempos de crise é andar sem luz, você sabe o objetivo, mas as mensagens são obscuras e qualquer luz pode gerar confusão. Desafio de comunicação, mas também um teste real sobre flexibilidade. 

Marcas globais já dão o exemplo e podem nos ajudar a pensar as nossas estratégias locais.

O restaurante de comida mexicana Chipotle vai oferecer refeições com celebridades, a estratégia criativa utiliza a plataforma Zoom para oferecer o almoço com a companhia virtual de celebridades. Com a mesma pegada o Facebook criou um programa chamado "Boost With Facebook" que tem como objetivo distribuir publicidade gratuita e ajudar as pequenas empresas a passarem pela crise. O KFC está desde o dia 14 deste mês com entrega gratuita em algumas lojas.

A preocupação com a educação também tocou a Spectrum que vai oferecer conexão gratuita para os estudantes continuarem estudando com webinars. No mesmo sentido, a Claro ampliou a banda dos seus assinantes e disponibilizou acesso wi-fi livre em ambientes públicos. O Starbucks, nos EUA, vai funcionar no modelo "to-go", para isso, o consumidor faz o pedido e paga pelo app e vai só retirar, as lojas perderam os assentos e não existem mais produtos para self-service, evitando o toque. A rede de supermercados Dollar General criou um horário, logo na abertura das lojas, especial para os idosos, assim elas acabaram de ser limpas e desinfetadas. 

A rede Dunkin Donuts vai premiar em seu programa de fidelidade os usuários que realizarem pedidos pelo app é só passarem para retirar. 

E não se esqueça, flexibilidade, linguagem correta e empatia são fundamentais para que suas ações tenham sucesso.  

 

 

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Leonardo Lepre

Leonardo Lepre

Leonardo Lepre é coordenador do curso de Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário, doutorando em Gestão da Inovação com foco no estudo da Gestão do Desenvolvimento de Competências.

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