CROQUETE: garantia de sucesso!

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 11/04/2018
Horário 09:46

Varie o croquete de carne preparando delícias com mandioca, azeitona, milho-verde e tantos outros sabores! É uma boa alternativa para valorizar as refeições do dia a dia.

 

 

Croquetes de Carne

Ingredientes: ½ quilo de carne moída, óleo, orégano, molho inglês, ½ cebola ralada, sal, farinha de trigo, farinha de rosca, cheiro-verde, louro, ovos.

Preparo: Frite em 3 colheres (sopa) de óleo: a cebola ralada, orégano, molho inglês e a folha de louro. Acrescente a carne moída. Mexa bem e deixe que ela solte o seu suco. Junte 1 copo de água onde dissolveu 3 colheres (sp) de farinha de trigo, mexa bem e deixe cozinhar por uns minutos. Retire a folha de louro. Desligue. Quando amornar, junte 1 colher (sopa) de farinha de rosca (para enxugar a massa) e o cheiro-verde. Quando frio, enrole os croquetes, passe-os na clara e na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente.

 

Croquetes de Milho

Bater no liquidificador: 1 lata de milho-verde, 2 copos de leite, sal, pimenta, cheiro-verde, 1 ½ xícara de farinha de trigo. Levar ao fogo e acrescentar 1 colher (sopa) de margarina e 1 cubo de caldo de galinha. Deixar cozinhar até o ponto de enrolar. Deixar esfriar. Fazer os croquetes, colocar um pedaço de queijo dentro, passar nos ovos batidos e no macarrão aletria. Fritar em óleo

 

Croquetes de Azeitona

Ingredientes: 1 requeijão (de cortar) grande, 1 colher (sopa) de manteiga, 8 colheres (sopa) de farinha de trigo, azeitonas verdes, 50 g de presunto, 2 colheres (sopa) de creme de leite, farinha de rosca, ovos.

Preparo: Amassar o requeijão, juntar a manteiga, continuar amassando. Juntar a farinha aos poucos até ficar no ponto de enrolar. Passe o presunto no processador, junte o creme de leite e recheie as azeitonas. Enrole as azeitonas recheadas com a massa de queijo fazendo pequenos croquetes. Passe-os nas claras e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.

** com a mesma massa faça bolinhas recheadas com queijo prato.

 

Croquetes de Mandioca

Ingredientes: ½ quilo de mandioca cozida e passada no espremedor, 1 ovo, sal, salsinha picada.

Preparo: Juntar os ingredientes misturando bem. Enrolar como croquetes, passar na farinha de rosca e fritar.

 

Tortas Doces

Com sabores variados

 

Torta Marmorizada de Chocolate

Ingredientes: 200 g de biscoito maisena ralado, 100 g de manteiga sem sal, 1/2 litro de creme de leite fresco, 300 g de chocolate meio amargo picado, ½ xícara (café) de rum, 2 claras em neve, 1 xícara (chá) de açúcar.

Preparo: Amasse o biscoito e a manteiga até formar uma massa. Forre uma assadeira redonda. Leve à geladeira. Coloque a metade do creme de leite em banho-maria, juntamente com o chocolate. Vá mexendo até dissolver bem. Retire do fogo e mantenha na geladeira depois de frio. Numa panelinha, leve ao fogo o açúcar e ½ xícara de água. Deixe ferver até ponto de fio e então despeje sobre as claras em neve e continue batendo sem parar até que as claras se incorporem bem à calda, formando um creme firme. Bata até que esfrie. Junte o restante do creme de leite às claras e mexa levemente. Retire o creme de chocolate da geladeira, junte o rum e recheie com metade dele a massa de torta. Espalhe uma camada do creme de claras e continue alternando as camadas até o fim, cuidando para dar o efeito marmorizado, sem deixar que os dois cremes se misturem. Leve à geladeira por três horas antes de servir.

*** use uma colher de sopa para distribuir os recheios sobre a massa, tendo o cuidado de não misturá-los para obter o efeito marmorizado.

 

Torta de Morango

Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (café) de canela em pó, 1 gema, 150 g de margarina, 1 pitada de sal.

Preparo: Junte todos os ingredientes e amasse com as pontas dos dedos. Deixe descansar por ½ hora na geladeira. Forre a fôrma e leve a assar.

Creme: Bater no liquidificador: 3 ovos inteiros, 6 colheres (sopa) cheias de açúcar, 9 colheres (café) de farinha de trigo e 1 colher (café)  de baunilha. Despeje essa mistura em ½ litro de leite quente. Leve ao fogo, mexendo até engrossar.

Creme de laranja: 250 ml de suco de laranja coado, açúcar a gosto e 1 colher (sopa) rasa de amido de milho. Leve ao fogo e assim que ferver está pronto. Sempre mexendo para esfriar, quando estiver morno, coloque sobre os morangos.

 – Outra opção é colocar sobre os morangos uma gelatina preparada de morango em ponto de clara. Ela termina de firmar na torta. 

Montagem: Prepare a massa, abra-a numa fôrma própria, asse e quando estiver fria, coloque o creme frio e os morangos. Cubra com o creme de laranja ainda morno.

 

nutrição

Atenção: Contém Glúten

Esta frase está estampada nos rótulos de diversos alimentos. A maioria das pessoas não sabe o que é o glúten e porque a legislação brasileira exige a presença deste alerta nas embalagens.

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais: trigo, centeio, aveia e cevada. Esta proteína possui uma capacidade elástica que quando desenvolvida (no ato de esticar e amassar a massa) confere a característica típica dos pães. Por isso, não conseguimos fazer pães semelhantes com outros carboidratos: maisena, mandioca, fubá, arroz, etc.

O alerta dos rótulos exigidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve-se a uma doença chamada doença celíaca, uma alergia intestinal ao glúten caracterizada por diarreia persistente seguida de perda de peso, anemia, dor de cabeça, descamações da pele, atrofia das vilosidades intestinais, seguida de desnutrição generalizada grave.

É uma doença de difícil diagnóstico sendo confundida com várias outras.

O dano consequente das vilosidades da mucosa intestinal resulta em má absorção potencial de todos os nutrientes.

Na dieta são permitidos biscoitos e bolos à base de tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e amido de milho; frutas e verduras à vontade, arroz branco e integral, farinha de mandioca, leite fermentado, iogurte, peixes, gelatinas, geleias de frutas, azeite e óleos, soja e derivados, sucos de frutas, etc.

Devem ser evitados; produtos que contenham na sua composição: aveia, centeio, cevada, trigo, sacarose e doces concentrados em excesso, leite de vaca ou cabra, chocolate e achocolatados, etc.

Publicidade

Veja também