Cine Bosque

Crítica ao capitalismo é tema de filme desta terça

Longa-metragem intitulado “Eles Vivem” será exibido no Sesc Thermas a partir das 19h30, com entrada gratuita

OSLAINE SILVA - Da Redação • 23/04/2018 19:01:32

Primeiro lugar nas bilheterias do cinema americano, em 1988, o filme Eles Vivem será a atração de hoje, no Cine Bosque, projeto cinematográfico do Sesc Thermas de Presidente Prudente. A sessão começa às 19h30, com entrada livre. Na última exibição do especial Clássicos Sci-Fi do mês de abril, o filme dirigido por Jhon Carpenter conta a história de John Nada, um trabalhador braçal que, ao encontrar um óculos em especial, passa a enxergar criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as frases enigmáticas que elas transmitem por meio da mídia em geral.

Metaforizando o capitalismo desenfreado, o filme apresenta um mundo onde os alienígenas já estão vivendo entre os seres humanos, ocupando os cargos mais importantes do nosso planeta e escravizando os humanos por meio da globalização.

Além das cenas clássicas das produções cinematográficas de ficção científica, o filme também é conhecido por conter diferentes mensagens subliminares ao logo de sua narrativa, como as expressões: “obedeça” e “consuma”.

Exemplo disso é quando uma propaganda de viagens com uma moça de biquini diz: “Case e reproduza”. Tal como em outro momento, quando uma placa de uma loja reproduz: “Sem livre pensamento”. Para os críticos, a mensagem mais irônica que o diretor cria está na cédula de dinheiro: “Esse é o seu Deus”.

Outra característica do filme é seu aspecto econômico. Ao todo, o orçamento contou com R$ 4 milhões em investimentos e arrecadou uma das maiores bilheterias da época, R$ 13 milhões.

 

Mostra Sci-Fi   

Conhecida pela abreviatura Science Fiction, a sigla Sci-Fi representa as discussões em torno dos filmes de ficção científica, especialmente sobre a contribuição do gênero em prol do cinema.

No Sesc Thermas, diferentes exibições durante todo mês de abril convidaram os interessados a questionamentos como: “Por que há tanto interesse por esses temas que parecem tão distante da gente?”, e “Por que não investigar sobre uma aproximação mais humana com esses assuntos tão misteriosos?”.

Uma das possíveis reflexões sobre o assunto é que poucas coisas assombram mais o homem cheio de razão do século 20 do que a possibilidade de existir outras formas de vida fora da terra. No entanto, o século 21 já chegou e estamos finalmente prontos para ousar e estreitar a convivência entre a ficção científica e nosso cotidiano.

 

Com AI

 

SERVIÇO

CINE BOSQUE – ESPECIAL SCI-FI

Eles Vivem

(EUA, 1988, 94 Minutos. Direção: John Carpenter. Com Roddy Piper, Keith David e Meg Foster).

Dia 24 de abril, terça-feira, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 14 anos.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste