Crianças transformam conscientização em arte

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 02/02/2018
Horário 17:25

O cheirinho da massa de modelar estava no ar. Em uma mesa retangular no meio do pátio, uma reunião de crianças concentradas dava vida a objetos inanimados. Ao redor delas, instrutores auxiliavam no manuseio de materiais que serviriam para dar aquele toque final nas obras de arte do projeto “Castração é a Solução”. A ação extensiva, realizada no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, é uma parceria entre alunos do curso de Medicina Veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a Casa da Sopa São Francisco de Assis.

A ação social desenvolvida desde o segundo semestre de 2016 tem ajudado a diminuir a população de cães e gatos que vive nas ruas. Em um ano e meio de projeto, aproximadamente 150 animais foram atendidos e a estimativa para este semestre é que sejam assistidos entre 50 e 70 animais de ruas no Jardim Morada do Sol.

A idealizadora Juliana Petri Yoda conta que o objetivo é castrar cães e gatos e, ao mesmo tempo, trabalhar com a educação das crianças. Ela afirma que no bairro há um elevado número de animais e muitos prudentinos aproveitam a área para abandoná-los. De acordo com ela, os colaboradores do projeto pretendem conscientizar a população a cuidar melhor dos animais domésticos e “é por meio de uma criança que a informação será levada para casa”. Juliana afirma que muitas crianças não sabem que os animais têm sentimentos, o que é preocupante.

Durante três dias da semana o projeto propôs diversas atividades educativas para que 43 crianças aprendessem a lidar com os animais, em razão de que o bairro passa por situações de abandono. Conforme a responsável pelo projeto, Aline Baccarin, o foco é educar a criança de maneira lúdica. Em uma primeira etapa, as crianças foram estimuladas a fazer, utilizando caixas de sapato e massa de modelar, cães e gatos no ambiente em que eles vivem. Após as aulas de conscientização e a aplicação de um questionário, os instrutores pediram para que eles refizessem o ambiente, mas de acordo com os ensinamentos que adquiram durante as aulas. Aline comenta que foi possível notar que eles entenderam o que foi proposto ao analisar o antes e depois dos ambientes montados.

 

Tudo pronto!

Com a maquete finalizada em mãos, a estudante Giovana da Silva Souza afirma que sempre teve o sonho de ser veterinária, e a partir desse projeto, a vontade ficou ainda maior. A adolescente produziu um ambiente com um animalzinho modelado e disse que retratou um cachorro que precisou doar após a família mudar de casa. Cabisbaixa, ela disse que o amava muito, mas que agora está feliz por ter aprendido a cuidar de animais de estimação, algo que antes não sabia.

Para a coordenadora da Casa da Sopa Francisco de Assis, Luciana Barros, o projeto é um diferencial para as crianças, pois “aprendem de forma lúdica e prazerosa, aquilo que não aprenderiam em casa”. Com um brilho nos olhos, ela acredita que após o projeto, as crianças terão outra visão de mundo. Prova disso é a reação que a jovem Nathália Sousa Valério demonstrou ao ser entrevistada pela nossa equipe. Com um largo sorriso no rosto, ela afirma que vai ensinar a família toda a “levar o cachorro para passear, colocar coleira e dar vacina contra a raiva”.

Publicidade

Veja também