Crianças são consideradas parceiras na preservação

Ações possuem foco em público infantil, por ser considerado um grupo propenso a conscientizar adultos de maneira efetiva

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 20/09/2018
Horário 05:48
Izabelly Fernandes - Ação da Semana da Árvore desenvolveu plantio de mudas com crianças
Izabelly Fernandes - Ação da Semana da Árvore desenvolveu plantio de mudas com crianças

Cada vez mais tem sido necessário estabelecer discussões acerca da preservação do meio ambiente. Para colaborar com a conscientização sobre este assunto, o público infantil pode ser um grande aliado, podendo atingir efetivamente a reflexão dos adultos. Devido a isso, a Semana da Árvore em Presidente Prudente iniciou a programação com o plantio de mudas no Balneário da Amizade, desenvolvido por alunos de 3 a 6 anos, do Colégio Prudente. Os demais eventos em comemoração ao Dia da Árvore se estendem até o dia 26 de setembro.

De acordo com o secretário da Semea (Secretária Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, a inocência das crianças favorece o espírito de defesa e preservação da natureza. “Os estudantes são o nosso maior foco nas campanhas de conscientização, tanto na Semana do Meio Ambiente, da Água e da Árvore”, expõe. Portella fala que o objetivo destas ações é promover uma opinião diferenciada dos pequenos, atingindo também os pais, a família e a comunidade em que vivem. “A criança cobra muito do adulto o respeito à natureza. Elas chamam mesmo a atenção das pessoas que poluem”, declara.

Para a professora do Infantil II do Colégio Prudente, Mariana Farias Furlani Camargo, 30 anos, a conscientização precoce de crianças é de extrema importância, para que se preocupem com o futuro do meio ambiente. “Aos poucos, o homem está destruindo a natureza, por isso essas ações são necessárias para que elas saibam da importância de cuidar da natureza, que aos poucos está se acabando”. A professora diz que essas iniciativas contribuem muito para que as crianças cresçam como adultos mais conscientizados acerca da importância do meio ambiente. “Em sala de aula temos trabalhado muito isso. Estamos promovendo um projeto sobre o meio ambiente e reforçamos sempre a importância que a natureza tem para todos nós”, explica.

Mesmo com pouca idade, a aluna Maria Paula Rabelo Ferreira, 7 anos, fala que quando a natureza é bem tratada, ela favorece a respiração e uma boa alimentação. Complementando a colega, a aluna Eduarda Raminelli, 4 anos, diz que o cuidado com as árvores ajuda a melhorar a qualidade do oxigênio. Já o aluno Breno Henrique Parron Alves, de apenas 3 anos, que gostou de estar contato com a natureza, destaca que o cuidado com as árvores merece muita atenção, pois elas são responsáveis por produzir as sombras para amenizar o calor.

Distribuição de mudas

Portella destaca que a cidade está com a campanha “Prudente Mais Verde”, que consiste na distribuição de mudas de árvores para favorecer a arborização do município. Qualquer cidadão pode se dirigir até o Horto Florestal Municipal e solicitar as mudas de oiti, ipê, resedá, murta, magnólia ou árvore-da-pataca. Em 10 meses, foram distribuídas 3.645 mudas de árvores para a população neste ano, com o objetivo do plantio em áreas verdes, bosques, fundos de vale, calçadas e canteiros centrais.

O secretário fala que o investimento em arborização contribui para a melhoria do clima, do combate à poluição e favorece a beleza da cidade. “É um trabalho rotineiro no ano todo, que aumenta nas semanas especiais, buscando parcerias com a comunidade, associações, clubes de serviço, escolas e universidades, visando uma maior participação da população sobre o conhecimento da arborização na cidade”, explica. Além da distribuição, o órgão municipal também promove arborizações regionalizadas, como nos bairros João Domingos Netto e Ana Jacinta, por terem sido constatados muitos locais carentes de áreas verdes.   

SAIBA MAIS

A Semea, em parceria com o jornal O Imparcial e a Promotoria do Meio Ambiente, promove o 6º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade. Fotógrafos amadores e profissionais podem concorrer com fotografias de árvores localizadas em Presidente Prudente. A seleção levará em consideração a coerência com o tema, a emoção captada pela foto e a beleza plástica da imagem, que serão avaliadas por uma comissão organizadora que selecionará 20 fotos, das quais três serão premiadas. O prazo de recebimento dos trabalhos será encerrado às 11h do dia 26 de setembro. A ficha de inscrição, devidamente preenchida, e as fotos deverão ser entregues na Semea, na Rua Altair de Senna, 730, Jardim Jequitibás.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA ÁRVORE

Hoje

Horário: 7h30

Atividade: Colégio JP visita horto florestal

Horário: 9h

Atividade: Plantio de mudas no Parque do Povo pelo Colégio Esquema Único

Amanhã

Horário: 8h30

Atividade: Plantio e doação de mudas no Lions Centenário e plantio no Parque da Zona Leste

Sábado

Horário: 8h30

Atividade: Plantio no canteiro central na Vila Operária com a comunidade

Domingo

Horário: 9h

Atividade: Plantio junto à Ordem Demolay na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Valini Paschoalin e Parque Ana Jacinta

Quarta-feira (26)

Encerramento das inscrições para o concurso de fotografia “Árvores da Cidade”

Data: 1º/10

Horário: 19h30

Atividade: Premiação do concurso de fotografia no Centro Cultural Matarazzo

Fonte: Prefeitura de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também