Crianças participam de atividades de conscientização sobre uso da água

Participantes tiveram contato com quatro etapas: a importância da vegetação, a qualidade dos recursos hídricos, o plantio de árvores e a soltura de alevinos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 23/03/2019
Horário 00:03
Gabriel Buosi - Crianças participaram do plantio de 30 mudas de árvores
Gabriel Buosi - Crianças participaram do plantio de 30 mudas de árvores

A Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) de Presidente Prudente realizou na manhã de ontem uma programação voltada à educação ambiental, no Balneário da Amizade, com a intenção de alertar sobre a preservação dos recursos hídricos. A atividade alusiva ao Dia Mundial da Água teve início por volta das 9h e contou com a participação de graduandos de Ciências Biológicas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que orientaram alunos do Projeto Cidadescola da Escola Municipal Pedro Furquim, e ainda dos colégios Poliedro, Cristo Rei e Cooperativo. Aproximadamente 60 crianças estiveram no local.

As atividades foram divididas em quatro etapas. A primeira das estações que foram montadas falava sobre a importância da presença da vegetação nos solos, que permitem, por exemplo, melhores condições para que a água da chuva chegue aos rios e não causem a poluição. Em seguida, as crianças, que foram separadas em pequenos grupos, se dirigiram à estação que falava sobre a qualidade de água e mostrava em dois aquários a diferença entre uma água limpa, pura e com boas condições para uma água suja e com objetos que poluem o meio ambiente. Na terceira estação, as crianças tiveram a chance de plantar 30 mudas de árvores, que foram dispostas ao entorno do Balneário da Amizade e, por fim, mil alevinos foram soltos nas águas do local.  

“É uma ação que mostra a relevância da água como nosso bem maior para sobrevivência, e a interação dela com a biodiversidade em geral. É para que as pessoas se perguntem, por exemplo, se a água que temos é a que queremos”, salienta o diretor de Planejamento de Política Ambiental da Semea, André Vieira. Ele ressalta que as estações foram estrategicamente pensadas, já que a soltura dos alevinos, que são os peixes, mostra a interação do homem com a água e sua fonte de alimentação, o plantio de árvores aborda a proteção dos mananciais e as demais atividades como orientações gerais e que são importantes para o meio ambiente.

Sobre o público-alvo, o professor da Unoeste, William Takata, lembrou que é preciso pensar nas novas gerações, que possuem maior facilidade para formar pensamentos, já que com os adultos esse conhecimento já formado dificulta a absorção de ações como essa.

A pequena Rayssa de Oliveira Soares, 8 anos, da Escola Municipal Pedro Furquim, foi justamente uma das que participaram e interagiram com os alunos da Unoeste durante as explicações. Sobre a importância do contato, ela afirma que somente a conscientização “mudará o mundo”. “Vi que a qualidade da água interfere na vida dos peixes, por exemplo, e entendi que a poluição não é boa. Em casa vou seguir o exemplo, mas já economizamos água, por exemplo, pois minha família pensa no meio ambiente”, finalizou.

 

Publicidade

Veja também