Cresce em 13% a presença de franquias em Prudente

Levantamento da Associação Brasileira de Franchising dá destaque ao município em uma lista das 20 maiores cidades do Estado

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 11/11/2018
Horário 04:00
Marcio Oliveira - Franqueado abriu terceira unidade da Ice Creamy Sorvetes em Prudente
Marcio Oliveira - Franqueado abriu terceira unidade da Ice Creamy Sorvetes em Prudente

A presença das franquias em Presidente Prudente trouxe destaque ao município em relação a uma lista das 20 maiores cidades do Estado de São Paulo, conforme a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela associação, o município apresentou o maior crescimento em número de unidades de franquias, com uma variação de 13%, se comparados os primeiros semestres dos anos de 2017 e 2018, quando, respectivamente, a presença de franquias era de 210, passando para 237. “Temos sinalizado um movimento de interiorização e isso tem se intensificado, principalmente na tentativa de diversificar o mercado e tentar explorar outros polos. A região de Presidente Prudente se mostrou um polo lucrativo e a expectativa é de que isso aumente ainda mais”, salienta a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas.

A Associação Brasileira de Franchising lembra que realizou o estudo a respeito da presença e dos movimentos do franchising nas 20 maiores cidades do Estado de São Paulo, em número de marcas e unidades pelo segundo ano consecutivo, ao comparar o primeiro semestre dos anos de 2017 e 2018, de forma que, a exemplo do que ocorre no país, o movimento de interiorização das franquias tem se destacado. “O setor faturou, no Estado, R$ 65,071 bilhões em 2017, um crescimento de 10,6% na comparação com o ano anterior, quando somou R$ 58,813 bilhões. Em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 6% e, de marcas, 10% no mesmo período”.

No que diz respeito às 20 maiores cidades do Estado (veja a tabela), Presidente Prudente apresentou o maior crescimento em número de unidades de franquias, conforme o estudo, ao registrar uma variação de 13% com o registro de 237 operações em 2018, ficando à frente de cidades como São José do Rio Preto e Jundiaí, com variações de 12%, e Piracicaba, com 11%. “O sistema de franquias apresenta uma série de vantagens em relação ao próprio negócio, como o suporte que é oferecido pelo franqueador e o passo a passo para a abertura do novo empreendimento. Desta forma, o processo de construção da marca não começa do zero e isso é um benefício”, expõe a gerente de inteligência de mercado da ABF.

Já em relação ao crescimento em Prudente, Vanessa afirma que essa tendência no interior já havia sido sinalizada pela ABF, de forma que as redes franqueadoras estão “saturadas” dos grandes centros, o que faz com que o interior dos Estados se torne uma oportunidade de expansão, bem como para o surgimento de novas redes.

Casos de sucesso

O franqueado Diego Tarifa abriu no primeiro semestre deste ano, no Parque Shopping Prudente, uma franquia da Ice Creamy Sorvetes, após obter sucesso com as outras duas unidades que gerencia no município. Questionado sobre a opção, ele afirma ver o suporte dado como um apoio e um horizonte para quem objetiva entrar no mundo dos negócios. “É um modelo que já foi testado e que obteve sucesso. Optamos por um produto no segmento alimentício, por acreditar que seria um investimento mais baixo em relação aos demais e fácil de administrar, além da segurança que ele nos fornece”, esclarece. A experiência com as franquias deu tão certo, que Diego afirma ter a intenção, nos próximos anos, de abrir uma própria rede, também no segmento da alimentação, com uma matriz em Presidente Prudente.

Já o sócio presidente da Brasileirinho Delivery, Jhonathan Ferreira, fechou um contrato no primeiro semestre deste ano para o empreendimento em Presidente Prudente, de forma que, atualmente, o projeto está em fase de implantação. Com lojas em Bauru e São José do Rio Preto, ele afirma ter encontrado em Prudente uma cidade em crescimento e com um “grande potencial”. “Estive três vezes no município e identifiquei casos de sucesso, o que possibilita a abertura de novas franquias. Este é um modelo mais seguro, com experiência de mercado e que basta o investimento e aptidão para gerir”, lembra. A expectativa é a de inaugurar o espaço no início do ano que vem.

Publicidade

Veja também