Cras presta atendimentos a 350 pessoas por mês em Machado

Unidade funciona há 10 meses na sede do antigo CAF (Centro de Apoio à Família), que encerrou suas atividades em 2016

REGIÃO - JANAÍNA TAVARES

Data 22/06/2018
Horário 07:38

Em agosto de 2016, o CAF (Centro de Apoio à Família), localizado em Álvares Machado, fechava suas portas para os atendimentos de serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes com idades de 6 a 14 anos, devido à falta de recebimento de repasse por parte da Prefeitura, como noticiado por este diário. Entretanto, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) assumiu a nova responsabilidade e atende há quase um ano os bairros Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama.

Em julho do ano passado, o centro iniciava suas atividades no local da CAF, e com 10 meses de atuação, está prestes a completar um ano de funcionamento com uma média de 350 pessoas por mês, que buscam atendimentos, de acordo a titular da secretaria de Assistência Social do município, Jovelina de Souza Monteiro. Desta forma, o Cras atua para atender a demanda da população e contém duas principais atividades: o Paif (Programa de Atenção Integral à Família) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

A responsável pela pasta comenta os serviços. “O Paif é um dos carros-chefes que acolhe toda a família e, geralmente, são aquelas que estão em situação de vulnerabilidade e estão inseridas em programas do governo. Acompanhamos as condicionalidades de todos os membros”, destaca Jovelina. Trabalhos manuais, oficinas de culinária, passeios, socialização, promover integração e troca de experiências são algumas das atividades ofertadas de segunda e quinta-feira, das 8h às 11h30 no local. “Podemos dizer que 90 famílias são acompanhadas por mês, mas é bom deixar claro que esse número pode variar conforme as demandas”, esclarece a secretária.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é dividido em três especificidades. A primeira diz respeito ao atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, que era ofertado pelo CAF. “É um serviço complementar ao horário do jovem na escola de segunda- feira e quinta-feira”, explica Jovelina. São atendidas 50 pessoas, que participam de atividades socioeducativas, esportivas, orientação para cidadania com acompanhamento de educadores sociais, psicólogo e assistente social, conforme a titular.

“Enquanto isso, para adolescentes de 15 a 17 anos, dois grupos de 20 pessoas são atendidos toda quinta-feira para a realização de oficinas, como qualificação profissional, teatro, roda de conversa, peças e orientações para o mercado de trabalho”, comenta Jovelina ao dizer que os chamados “encontros” são feitos no período da tarde, das 13h30 às 16h. Para os idosos são oferecidas atividades de esporte, oficinas artesanais, grupos socioeducativos e passeios. “Para frequentar, os horários são das 13h às 16h na terça-feira e das 8h às 10h30 na quarta e quinta-feira”, observa a secretária, ao comentar que 40 idosos participam.

SERVIÇO

Cras (Centro de Referência de Assistência Social)

Atendimento: Segunda-feira a sexta-feira

Horário: 8h às 16h

Local: Cras

Cidade: Álvares Machado

Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 85

Telefone: (18) 3273-2678

 

Publicidade

Veja também