Covid-19: atenção especial aos moradores de rua

Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá a partir de quarta-feira, no PUM, banhos, orientações de higiene pessoal e fornecerá café da manhã para assistidos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2020
Horário 04:00
Arquivo - Município conta com 221 moradores de rua cadastrados e que poderão usufruir da iniciativa
Arquivo - Município conta com 221 moradores de rua cadastrados e que poderão usufruir da iniciativa

A palavra da vez é prevenção. Pensando nisso, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), de Presidente Prudente, inicia hoje abordagens com os moradores de rua do município, que atualmente somam 221 cadastrados, para levar orientações sobre o Covid-19 e ensinar, por exemplo, técnicas de higiene para as mãos. Além disso, a pasta se prepara para recebê-los, a partir de quarta-feira, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), quando eles terão das 8h30 às 11h30 para tomar banho, receber café da manhã e um kit para passar o dia com segurança.

“Essa é uma estratégia que montamos a partir de uma reunião hoje [ontem] causada por essa preocupação com o coronavírus. Não podemos deixá-los desprotegidos neste momento de vulnerabilidade”, aponta a secretária Luzia Fabiana Sales Macedo. Toda essa estratégia foi pensada da seguinte forma: a partir de hoje até quarta-feira, as equipes de abordagem sairão nas ruas para contar e atualizar sobre esses novos procedimentos para os moradores de rua. Na ocasião, eles serão informados, ainda, sobre a importância e necessidade de procurar o serviço de saúde caso sintam algum dos sintomas gripais.

“Escolhemos o PUM por ser um local aberto, grande e que não terá riscos de aglomerações, até por causa do horário que montamos para recebê-los”, aponta a secretária da pasta. Além disso, ela comenta que, como não são os 221 que irão ao mesmo tempo, não haverá aglomerações. O município, assim como já faz, fornecerá o alimento da manhã e os kits – que contarão, por exemplo, com sabonetes, mas Fabiana deixa um alerta para toda a população: “Estamos com um grave problema: as pessoas que sempre cuidaram dos moradores de rua pararam de fornecer essa ajuda, e cada vez mais recebemos relatos de que eles estão com fome”, e a desnutrição, como se sabe, é um dos fatores que pode contribuir para a vulnerabilidade e, consequentemente, permitir o contágio da doença.

SERVIÇO

As pessoas que puderem ajudar com a doação de mantimentos ou itens de higiene pessoal podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz um apelo para o combate à falta de ajuda neste momento. A pasta pode ser procurada pelo telefone 3221-1797, ou então pelo endereço, que é Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 491, Jardim Marupiara.

Publicidade

Veja também