Covid-19: 3 casos prováveis em Venceslau

Presidente Bernardes, que investigava dois casos suspeitos, hoje não tem mais nenhum; Prudente atualizou para 134 pessoas em acompanhamento e região, no total, 194

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 26/03/2020
Horário 19:58
Divulgação/Presidente Venceslau:
Divulgação/Presidente Venceslau:

Até o momento, a região de Presidente Prudente não possui nem se quer um caso confirmado do novo coronavírus, o Covid-19. Contudo, o município de Presidente Venceslau levantou três prováveis confirmações da doença. Ademais, como um todo, 23 cidades investigam 194 possíveis registros. De ontem para hoje, o balanço foi atualizado após 10 novas possibilidades de incidência da patologia entrarem para o acompanhamento das autoridades de saúde, e outras três suspeitas serem descartadas.

Durante a tarde de ontem, Presidente Venceslau apresentou três novos casos suspeitos. O prefeito Jorge Duran (PSD) usou as redes sociais para falar sobre o cenário, que chama a atenção. Na ocasião, ele informou que são três mulheres dos grupos de risco: 60, 61 e 62 anos. O município tem tratado a situação como casos prováveis, uma vez que elas “apresentam fortes sintomas”, conforme o chefe do Executivo, e estiveram em um evento religioso na capital paulista, “no qual um pastor norte-americano participou e foi posteriormente atestado com Covid-19”.

Ainda de acordo com o prefeito, os exames sinais das três pacientes apontaram a possibilidade de ser coronavírus ou H1N1, Influenza A. No vídeo divulgado no Facebook da Prefeitura, Duran ainda sinalizou que duas três mulheres - que moram juntas - foram encaminhadas ao HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente, apresentando “fortes dificuldades para respirar”.

DESCARTES E PRUDENTE

Dos casos em que a doença foi descartada, uma parte está no município de Presidente Bernardes. O prefeito da cidade, Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo (PP), conversou com a reportagem na tarde de ontem e, de acordo com ele, os dois casos anteriormente sinalizados pela pasta da Saúde local tiveram os resultados como negativo, no que diz respeito ao diagnóstico do Covid-19. “Esperamos passar por esse pesadelo sem maiores danos”, completa.

Por outro lado, na cidade que mais concentra casos suspeitos, o número de descartes não acompanha a quantidade de investigações anunciadas diariamente. Ontem, no último balanço, a VEM (Vigilância Epidemiológica) de Presidente Prudente sinalizou mais sete suspeitas. Agora, o município contabiliza 134 possíveis casos da doença. Contudo, também descartou outra situação, somando assim, 15 até agora. A conta fecha, dessa forma, com 149 notificações.

Vale lembrar que agora, como solicitado pelo Ministério da Saúde, mesmo que apresentem sintomas do coronavírus, as autoridades de saúde somente realizaram exames naqueles casos em que a situação do paciente for grave ou ele se tratar de um profissional da saúde.

Cidades da região que acompanham casos suspeitos:

Adamantina (2), Alfredo Marcondes (1), Caiabu (1), Euclides da Cunha Paulista (9), Flórida Paulista (1), Junqueirópolis (2), Lucélia (1), Martinópolis (7), Mirante do Paranapanema (6), Nantes (1), Narandiba (3), Ouro Verde (1), Osvaldo Cruz (2), Pacaembu (1), Panorama (4), Piquerobi (1), Presidente Epitácio (7), Presidente Prudente (134), Presidente Venceslau (4), Rancharia (1), Rosana (3), Sandovalina (1) e Santo Anastácio (1).

Publicidade

Veja também