Passos largos

Corrida Move deve reunir 1,3 mil atletas pelas ruas de PP

Prova, que integra o Circuito Sesc, será desenvolvida nas modalidades de 5 km e 10 km, hoje

THIAGO MORELLO - Da Reportagem Local • 30/09/2018 05:12:00

Entrega de kits foi realizada na manhã de ontem, na quadra do Sesc. Foto: Marcio Oliveira

Há mais ou menos três anos, a prudentina Sônia Maria Toledo perdeu o filho e, como é de se esperar, a tristeza tomou conta de sua vida, mas de um modo tão excessivo que a levou à depressão. Nesse meio tempo, ela conta que o único remédio que funcionou foi a prática de atividades físicas, mais precisamente a corrida, que lhe “deu forças para continuar”. Com 64 anos, ela é uma das 1,3 mil histórias que percorrem hoje a edição da Corrida Move, do Sesc Thermas de Presidente Prudente. Com largada a partir das 8h, a prova oferece duas modalidades, sendo um percurso de 10 km e outro de 5 km. Esse último, ainda, fará parte da mesma distância percorrida na caminhada, também realizada concomitantemente.

Mas os preparos iniciais, pós-período de inscrição, começou mesmo na manhã de ontem, quando foi realizada a entrega e retirada dos kits: camiseta, chip e número de peito. Na quadra do Sesc Thermas, o público concorrente ainda pôde bater um papo com a ex-maratonista Maria Zeferina Baldaia - vencedora da São Silvestre, Meia Maratona do Rio de Janeiro e da Maratona Internacional de São Paulo -, que também vai fazer o percurso junto aos atletas hoje, no Parque do Povo.

Entre uma foto ou outra e um incentivo ou outro, a ex-atleta também conversou com a reportagem e diz “se sentir honrada em poder ser um exemplo para as pessoas”. Ex-cortadora de cana-de-açúcar, ela não deixa de ressaltar que, para aqueles que usam a corrida como um pontapé inicial para começar uma carreira, deve saber que o caminho é difícil, mas “recompensador”.

O monitor de esporte do Sesc, Daniel Hyorashiro, destaca mesmo que na prova há público de todos os tipos, como corredores profissionais e até amadores. “Mas a questão de tudo é fornecer a atividade física as pessoas e promover a consciência dessa prática” completa. Além do bônus com a presença da ex-maratonista, ele ressalta que no local haverá alongamento, aquecimento inicial e massagem gratuita. “É uma modalidade acessível a todos”, expõe.

Tão acessível que também muda vidas. Além de histórias de sucesso como a de Sônia, Cristhiane Moreira de Almeida também utilizou o esporte como válvula de escape. A facilidade e acessibilidade da corrida foi a saída que ela encontrou para ir em busca de perder peso e, consequentemente, melhorar a saúde. “Foi assim que eu consegui perder 40 kg e mudar minha vida. O meu objetivo é continuar emagrecendo e trazendo mais qualidade”, conta.

Amigas, ela e Sônia estiveram ontem retirando os kits e também estarão hoje na prova. Assim como o professor Guilherme Aroca, companheiro das atletas. Praticante da corrida há cinco anos, ela vai encarar a corrida de 5 km, que também é uma continuidade dos seus esforços que promovem melhorias à saúde. “Eu sempre fui uma pessoa ociosa. Então a dica é começar e dar continuidade. Uma hora você vai querer parar e não vai conseguir”, brinca.

 

SERVIÇO

A Corrida Move ocorre hoje, com largada a partir das 8h. A concentração será no Parque do Povo, próximo ao cruzamento com a Avenida Celestino Figueiredo.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste