Corrida e caminhada, qual seu estilo?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 07/02/2018
Horário 10:37

Considerada hoje um dos esportes mais praticados no mundo, a corrida e a caminhada vem crescendo com o número de adeptos que sempre almejam estar dispostos a encarar qualquer desafio. A cada dia nos deparamos com pessoas que buscam ou queiram participar de alguma forma, seja ela individual ou em grupo. Mas qual a melhor alternativa de participação? Depende, e é muito relativo, pois tem pessoas que preferem a orientação individual, enquanto outras preferem o trabalho em grupo. Seu interesse vale quando o propósito tem seu verdadeiro sentido.

O importante é que a pessoa busque a melhor alternativa para si, e que possa satisfazer duas vertentes, importantíssima em nossa vida. Uma é a mente, que entenda e aceite sua necessidade, e a outra é ação prática que possa agradar e favorecer sua fisiologia. E hoje são enormes as opções que surgem como orientação de movimento para o corpo e mente, e que pequenas e grandes empresas podem ofertar aos seus colaboradores, desde que entendam que vale esse investimento na saúde como um todo. 

No mundo corporativo é sempre evidente que muitos ainda se perguntam qual o desafio que a empresa lhe proporciona, para que suas condições lhes favoreçam melhores estilos de vida. E é natural que grandes pacotes são lançados, e a oferecer ao funcionário opções, como escolha para que sua produtividade interna favoreçam ambos nesse processo de crescimento e investimento. É evidente que muitos têm suas dificuldades e necessidades quando se submetem a participar de grupos pela melhor saúde ou estilo de vida. Só precisamos entender que, atividade física sempre foi e será um investimento á longo prazo, igual a uma poupança, é investir e acompanhar sempre. E o que você tem feito para esse investimento hoje?

Não precisa ser grandes empresários que buscam ou adotam estilos de vida aos seus colaboradores. É notório que quando algum órgão, entidade, ou empresa se preocupa com seus funcionários, vendo-os longe de almejar uma meta para sua qualidade de vida um pouco mais saudável, acaba sugerindo algumas alternativas, como bolsa em academias, participação em grupos de corrida e caminhada, e até de massagem de livre stress. O importante é entender qual é o melhor caminho a ser seguido pela sua capacidade de ação por uma saúde cada vez melhor. Quando se entende isso é salutar. Outros não aceitando, menosprezam e se dizem não gostar disso ou daquilo. Difícil agradar! Pior quando tal insanidade corrói uma ação tão benéfica às pessoas e não prioriza a continuidade devido um número menor, que acaba sendo desestimulado e até sendo extinto do projeto.

Vale lembrar que pertencer a um grupo, qual seja ele, é de extrema importância, quando entendido de seus benefícios. Procure adotar um conceito que favoreça seu estilo de vida, ou quando de forma global estimule a todos do grupo. E já algum tempo temos observado essa tendência que só pode agregar, e muito, quando isso é passado de maneira real e prazerosa em qualquer área de nossas vidas. Seja a corrida, a caminhada, o ciclismo, o basquete, o futebol, o basebol, o crossfit, entre tantos outros esportes, e estimulado pelo prazer, esses grupos se sujeitam a maneira saudável de fortalecer o corpo, educar a mente e trabalhar o espírito e, sem dúvida, que o início de qualquer treinamento merece êxito. Procure se filiar de maneira saudável e prazerosa a essa tendência que só favorece quem pratica e gosta. É preciso ter discernimento e buscar de maneira leve o hábito, que saúde sempre será nossa prioridade. O Brasil carece de saúde!

Publicidade

Veja também