Correios dão início à emissão da carteira de trabalho

Acordo com o Ministério do Trabalho já está em vigor e em todo o Estado beneficia, além de Prudente, São Bernardo do Campo

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/12/2018
Horário 06:29
Marcio Oliveira - Agência central dos Correios de Prudente já está recebendo trabalhadores para emissão de CTPS
Marcio Oliveira - Agência central dos Correios de Prudente já está recebendo trabalhadores para emissão de CTPS

A unidade central dos Correios de Presidente Prudente passou a emitir, desde segunda-feira, a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), em uma parceria com o Ministério do Trabalho, e que beneficia, em todo o Estado de São Paulo, apenas mais uma cidade, São Bernardo do Campo. Conforme os Correios, a expectativa é de que mais de 530 documentos sejam entreguem por mês nos dois municípios. “O acordo, celebrado pela Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, tem o objetivo de descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e levar o serviço para mais perto da população”. O acordo tem vigência de 60 dias.

Conforme a instituição, a parceria com o Ministério do Trabalho lançou na sexta e na segunda-feira os acordos de cooperação técnica que viabilizam a emissão das conhecidas carteiras de trabalho, de forma que os trabalhadores de Presidente Prudente e São Bernardo do Campo já podem retirar o documento, e sem custos. A realização do projeto-piloto nas duas cidades foi decidida em comum acordo entre o Ministério do Trabalho e os Correios, dadas as necessidades de apoio técnico e estrutural para comportar a prestação do serviço”.

O acordo, que tem vigência inicial de 60 dias, conforme os Correios, permite que neste período sejam emitidos 530 documentos mensalmente nas duas unidades dos municípios que passaram a realizar o serviço no Estado, sendo que, após a conclusão do projeto-piloto, será avaliada a possibilidade de expansão do serviço para todo o Brasil. A estatal lembra, por fim, que para solicitar a CTPS em suas agências, o trabalhador deverá comparecer pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e portando alguns documentos (veja o box).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

- Documento oficial de identificação com nome do interessado, data, Estado e município de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data da emissão;

- CPF;

- Comprovante de residência (boleto, conta de luz, água, gás, internet, TV a cabo);

- Certidão de nascimento ou casamento para comprovação do estado civil;

- Foto 3x4, com fundo branco, colorida e recente.

Fonte: Correios

SERVIÇO           

Em Presidente Prudente, a agência central está localizada na Rua Ribeiro de Barros, 1.688, na Vila Ocidental. Esta é a única que disponibiliza o serviço no município.

Publicidade

Veja também