Paulo Miguel - Documentos são acondicionados e ficam disponíveis para retirada durante 60 dias

Foto: Paulo Miguel - Documentos são acondicionados e ficam disponíveis para retirada durante 60 dias

ACHADOS

Correios contabiliza 257 documentos perdidos

No entreposto prudentino, os mais comuns são RG, CPF, CNH e Carteira de Trabalho; consulta de documentos perdidos é feita através do site

  • 23/07/2019 07:15
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Redação

Para ajudar o cidadão a encontrar documentos perdidos, os Correios oferecem os serviços “Achados e Perdidos”, disponíveis em todas as agências centrais do país. Na agência central de Presidente Prudente, em média, cerca de 50 documentos são coletados mensalmente, sendo retirados pelos donos apenas a média de seis objetos por mês. Os números são crescentes. No levantamento feito pela reportagem no local, a unidade está em posse de 32 documentos agendados e que aguardam retirada, 111 vencidos, que serão encaminhados para os órgãos emissores, e 225 que chegaram para lançamento no sistema. No entreposto, os mais comuns são RG, CPF, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e Carteira de Trabalho.

De acordo com o gerente da agência central de Prudente, Rubens Avelino Pereira, a importância do serviço é oferecer uma facilidade para aqueles que tenham perdido algum documento e não sabem onde procurar. Para tanto, o recomendado é uma busca no site da agência e, caso seja constatado que o documento tenha sido entregue em alguma unidade, fazer a solicitação do mesmo. “Em qualquer parte do Brasil, estando cadastrado no site dos Correios você consegue localizar e, caso seja localizado em outras unidades fora do município, o documento será encaminhado no prazo de uma entrega comum”, explica o gerente.

Mas quando a pessoa perde além dos documentos, uma carteira com dinheiro, o gerente relata que é feito um cadastro no sistema. “Nos casos raros em que há dinheiro, duas pessoas conferem o valor, lacram em um envelope e colocam no cofre dos Correios com o número de identificação dos achados e perdidos. Quando a pessoa vem retirar a agente entrega e fala que foi encontrado o valor e repassa ao proprietário”, cita.

Em tempos de pessoas apressadas e com ritmo que favorece a desatenção, as lojas prudentinas são grandes “mantenedoras” desses documentos por ora esquecidos. Segundo a agente dos Correios, Aureliana Maria Huss Mendes Pereira, caso a pessoa não vá até a loja buscar, essa demanda será encaminhada para a central dos Correios.

Retirada

Uma vez recebidos pelos entrepostos, os documentos são acondicionados em envelopes, guardados e ficam disponíveis para retirada durante 60 dias. Expirado o prazo de retirada na agência, os documentos são encaminhados aos respectivos órgãos emissores.

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta. Para retirar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Quanto a taxa, ela pode ser desconsiderada caso a pessoa comprove que não tem condições de pagá-la.

Serviço

Perdeu seus documentos? Verifique primeiramente se seu nome consta na relação de achados e perdidos nos sites dos Correios. Se constar o documento, recomenda-se ir até a unidade de posse. Em Prudente, a Agência Central está localizado na Rua Ribeiro de Barros, 1688, Vila Ocidental.