Corpo, nosso maior patrimônio!

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 18/04/2018
Horário 09:22

“Mens sana in corpore sano”, ou “uma mente sã num corpo são”, é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida: “Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são”. Como prevalecer tudo o que desejamos na vida, sem ao menos estarmos ou desejarmos que nosso corpo esteja saudável e livre de dores ou doenças que nos afligem? Sem dúvidas que isso realmente não seja tão fácil assim, pois em sã consciência o desejo de muitos, se não de todos, que fossemos perfeitos. Mas entendemos que nada disso é tão fácil e caso isso já se prevaleça de uma natureza que sempre podemos correr o risco de inversões que jamais propagamos e acontece.

Ainda em pleno século 21, somos codificados de qual melhor esporte ou atividade física que podemos fazer para melhor nos identificarmos com nossa veracidade, ou melhor, que nos adaptemos tão plenamente ao corpo saudável e perfeito. Mas fora as buscas absurdas e consciências além das capacidades inatingíveis, tenhamos uma busca favorável naquilo que possamos nos identificar e nos sentirmos bem, além de um prazer que possa nos beneficiar pela saúde, pela vida.

Hoje é possível, além do que a mídia transmite numa possibilidade muito maior de esportes e atividades físicas que nos convidam ou nos estimulam a segui-las ou experimentá-las na sua essência, basta ter vontade ou um pouco de ousadia e sentir o que o corpo necessita nessa hora. Sentimos e, de tal forma até entendemos, que nada é tão fácil, quando ainda muita gente busca ou tenta uma atividade física para satisfazê-la, mas que não sente o prazer por aquilo, por simplesmente ter que fazer algum esforço além da coragem de começar algo. 

Se falarmos de maneira que o nosso mundo moderno nos possibilita grandes alternativas de que o nosso corpo necessita, poderia dizer que estaria persistindo até “chover no molhado”. Tanto que, ainda iremos nos deparar com correntes que são criadas a beneficiar aqueles que almejam um corpo são e por uma mente fortemente saudável. Sejam essas atividades de competição, cooperação ou simplesmente por livre espontânea vontade. Desde que sua atuação seja em participar e deixar que o corpo sinta, seja o prazer ou desconforto por aquilo que escolheu.

É possível, e isso já algum tempo vem acontecendo, o quanto as atividades de corridas e caminhadas vem crescendo e tendo muitos adeptos. Tanto que, por menor que essas atividades estejam acontecendo, (principalmente em nossa cidade e região), sempre iremos nos deparar com pessoas que estão fazendo pela primeira vez. E quando perguntado a elas o porquê de estarem ali, umas dizem por ter visto em propaganda, outras por verem na TV, outras por já estarem treinando para esse grande momento, e outras, por um número até grande de pessoas, dizem que já tentaram de tudo para perder peso e nada, e acabaram optando por essa atividade. 

Há necessidade básica de entendermos o quanto precisamos mudar nossas rotinas, e isso todos querem, todos buscam, mas uma minoria tenta essa busca. Quando dizemos que uma minoria busca, fica muito bem claro o quando o índice pessoas sedentárias, ainda continua muito grande. Principalmente se chegarmos às crianças, por suas ações praticamente muito pequenas, quando queremos que elas corram, brinquem e se divirtam, desde que pratiquem algum esporte e gastem um mínimo de energia. Simples não é, mas ainda nos deparamos uma gama de pais, muito novos, e que querem que seus filhos façam ou pratiquem algo. E quanto a eles, ficam na comanda que precisam fazer sua parte, tentando e empurrando seus pequenos a fazerem algo por eles.

Publicidade

Veja também