Coragem para recomeçar

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 11/07/2018
Horário 05:00

Esporte é assim! Nem sempre vence o melhor, nem sempre o planejado sai, nem sempre se perde por falta de vontade. Simplesmente é uma disputa e num dia as coisas acontecem, ou não. Quem trabalha com esporte sabe! Não faltou raça, não faltou vontade! Faltou somente a vitória! Essa um dia vem e outro não. Isso é esporte! Essa foi à mensagem que recebi de uma grande amiga dias atrás. E que nos faz repensar o quanto ainda temos que aprender.

Talvez e, de alguma forma, ainda iremos tentar desvencilhar uma verdadeira falha dos fatos e querer entender o porquê não fomos adiante num dos maiores eventos do mundo esportivo. Pelo menos e, por enquanto, ainda, essa Copa do Mundo não será nossa. Quem foi ou quem será o culpado nisso tudo?

O esporte em si, quando jogado ou praticado por muitos de maneira que seja um hobby, sem dúvidas que nos remete o quanto o corpo é grato por essa movimentação de buscas na sua essência de gastos de energia necessária. Nos leva a estase de que somos gratos pela necessidade do quanto é fundamental se exercitar por ter e querer qualidade de vida. Quando se trata de uma competição, não podemos deixar de entender que o treinamento, quando se chega ao máximo de sua performance,  esse resultado pode até vir, mas jamais esquecer que o nosso oponente também tenha dado o seu máximo. É vida que segue.

Neste exato momento, grandes analistas de vários setores tornam-se os mais experts, quando se trata de analogia de resultados por aquilo que se espera de algum trabalho realizado. E o esporte, sem dúvidas, que nos dá uma referência daquilo que foi e até o porquê que não deu certo. E isso, de forma mais precisa, só é possível quando necessariamente vivenciamos e praticamos, ai sim podemos fazer essa analogia dos fatos. Dar significado e sentido do que foi e, assim, prosperar na essência sua vocação por essa referência dada. Mas, infelizmente, muitos desses analistas jogam essas informações, se dando conta do que isso é possível. Nem tanto, nem sempre poderá ser assim.

É evidente que há coisas mais importantes este ano, sem dúvidas, mas é no jogo de outubro que o Brasil não pode perder! Ai sim depende somente de você, de cada um nós! E mais. Que esse patriotismo se estenda até outubro, quando escolheremos um time que, mais do que levantar uma taça, poderá erguer um país.

É o mesmo que dizer que não fui bem numa avalição por uma determinada vaga e que estudei tanto e não passei. Não podemos deixar de esquecer que nossos oponentes também fazem seus máximos. Isso é real, isso é possível, isso acontece. E ficamos há dias remoendo o que realmente aconteceu, o porquê fulano passou e você não. São situações totalmente adversas as nossas buscas, o que na verdade seriam as circunstâncias que nos surpreendem e nos levam a lugares que jamais poderemos entender. E se quisermos chegar ao sucesso por conquistas de nossas realizações, é preciso lutar a cada dia, e entender que são as circunstâncias muito bem direcionadas e trabalhadas que pode nos levar ao ápice de nossas buscas. As mudanças só ocorreram de maneira totalmente verdadeiras se, entendermos que o comando de uma nação, todos precisam caminhar juntos.

Publicidade

Veja também