Com o crescimento de adeptos às compras online, há quem tenha passado por experiências ruins e quem nunca tenha enfrentando nenhum problema com a modalidade de consumo. Em Presidente Prudente, por exemplo, Mário Marcos Pope, 48 anos, tem o hábito de comprar produtos constantemente pela internet. Porém, há três meses passou por uma situação que o fez buscar seus direitos junto ao Procon-SP (Fundação de Proteção ao Consumidor do Estado de São Paulo).
Mário conta que comprou um aparelho celular em um site que até então classificava como “confiável e conhecido”, mas, quando o produto chegou, se surpreendeu. “A câmera veio com defeito, entrei em contato com a assistência, fiquei sem o celular por dias para ‘consertarem’ e, quando retornou, o problema persistiu, então, procurei o Procon”, explica.
Após semanas de negociação e estresse, Marcos conta que recebeu o dinheiro de volta e agora não realiza mais compras no site em questão. “É bem mais vantajoso comprar pela internet, só que esta situação em específico me deu muita dor de cabeça. Realmente precisa ter muito cuidado onde for comprar, pesquisar a procedência do site”, frisa.
Vantagens de compra
Já Thais Francisco Vizari e Jeniffer Rodrigues, de 20 e 22 anos, não possuem experiências ruins quando o assunto é compras online. Para Thais, o ambiente físico e o online “nem se comparam”. “Você encontra inúmeras variedades de livros, principalmente, e tudo por um preço bem mais em conta que em livrarias”, explica. Já Jeniffer, que é fotógrafa, optou por comprar uma câmera profissional, e diz que ainda é nova nas compras online, mas já pode perceber que “precisa tomar certos cuidados antes de fornecer dados pessoais”, pontua.