Congresso de educação física promove cursos em PP

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 07/04/2019
Horário 07:20
José Reis - Congresso é promovido pelo Encontro Nacional de Atividade Física
José Reis - Congresso é promovido pelo Encontro Nacional de Atividade Física

Fazer atividades regulares é essencial para cuidar da saúde e, de quebra, manter a boa forma. O praticante do treinamento funcional tem um “leque” de opções à disposição, como caminhadas, corridas, musculação, treinos especializados e modalidades esportivas. Com o objeto de proporcionar conhecimento extra a educadores físicos e apaixonados pela modalidade, ocorre até hoje, em Presidente Prudente, o Congresso e Feira de Esportes, promovida pelo Enaf (Encontro Nacional de Atividade Física). A organização estima até 150 profissionais participando dos cursos.

Na ocasião, o curso de treinamento funcional foi realizado pelo palestrante e professor Marcelo Capella, 50 anos. O professor destaca a importância do diálogo sobre o treinamento e considera que hoje em dia a Educação Física está carente de conhecimento e alguns profissionais da área não criam ou desenvolvem. Logo, propõem mostrar nos dois dias de evento a sua metodologia de trabalho e incentivo para que criem a sua própria forma de trabalho, de forma personalizada e pessoal.

O Enaf atua há 33 anos na área da atividade física, com eventos em todo Brasil. Em Presidente Prudente o evento acontece pela primeira vez com apoio de empresas que cederam espaços para realização dos cursos. De acordo com a organizadora, a presença dos profissionais palestrantes é para justamente orientar sobre as modalidades discutidas.

 

Benefícios do Treinamento

A palestra, segundo o professor, teve com objetivo mostra como trabalhar no funcional, as técnicas, como funciona, para o que serve, quais são as características, como montar um treinamento e mostrar na parte prática a execução dos movimentos que gera saúde, qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com o palestrante, o treinamento funcional visa à funcionalidade do movimento e a qualidade de vida em movimentos, o que proporciona ao indivíduo ter mais equilíbrio, coordenação, resistência, força, flexibilidade, mobilidade, agilidade, velocidade e que gera uma independência física.

O professor destaca que utiliza de pilares para promover a capacidade física, desta forma consegue trabalhar a postura e a respiração, o alongamento através da mobilidade e flexibilidade e técnicas de massagens e lutas. “O treinamento é recomendado em torno de três vezes por semana, até 60 minutos por dia. Mas existem várias técnicas que podem ser trabalhadas até sete vezes por semana, o importante é que a pessoa se movimente” afirma.

A orientação é que o treinamento deve ser acompanhado por um profissional, pois o risco de lesão ou realizar um movimento de uma forma incorreta é “grande”, ele serve para gerar saúde, qualidade de vida e bem-estar.

 

Serviços

A programação para este domingo inicia com a palestra de Musculação, das 9h às 12h30, ministrada pelo professor mestre em ciência do movimento, Leonardo Lima. Das 9h às 12h30 o professor Marcello Capella ministra o curso de Hiit Trainng. No início da tarde das 14h às 18h o curso de Musculação e o encerramento às 18h na Outlet Equipamentos Fitness Ipiranga. Há taxa para participar dos cursos.

Publicidade

Veja também