Congresso apresenta Liga de Futsal em PP

INCENTIVO A criação da LIFIP vem com a intenção de fomentar a prática esportiva na região de Prudente

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 04/03/2018
Horário 04:32

Muita gente conhece, já ouviu falar, joga ou já jogou futsal. Apesar de não ser mundialmente conhecida ou praticada, como o futebol, que é um esporte semelhante, a modalidade tem suas especificações. E para mudar essa situação e também agregar mais valor à atividade, foi criada a LIFIP (Liga de Futsal do Interior Paulista). Na manhã de ontem, em um congresso, a organização foi apresentada para os amantes e praticantes do futsal, no CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado), em Presidente Prudente. A ideia é fomentar ainda mais a modalidade na região.

Um dos organizadores, Péricles Júnior, explica que o evento teve o objetivo de reunir interessados na atividade, para realmente apresentar o que é a Liga. No momento, ele salienta que o primeiro passo é fazer contatos e criar vínculos. “Hoje [ontem], aqui, vamos discutir como isso pode funcionar, levando em conta as categorias, as realizações, sedes, além de abrir espaço para os interessados se apresentarem”, afirma.

Mas ideia é começar com a base, como por exemplo, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. Ainda de acordo com Péricles, a partir disso, começam as definições dos jogos. Inicialmente, a sugestão é que eles aconteçam ao longo do ano todo, o que também deve ser definido. “Mas isso não exclui a possibilidade da participação de adultos. Aliás, dentre os interesses apresentados, nós também temos a apresentação das atléticas universitárias de Prudente”, pontua. O congresso foi colocado como a primeira reunião da Liga.

Matheus Marqueti e Willian Pimentel, por exemplo, foram representar a atlética do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A associação, que já tem o costume de participar de eventos que envolvem a prática do futsal, vê isso como uma grande importância para a região. “Acreditamos que o esporte é conhecido, mas o que falta é incentivo”, frisa Willian.

Eles também não deixam de citar que a criação da Liga é “um grande plano”, no que se trata da propagação da modalidade, com a ideia de fomentar a prática. “É um fortalecimento”, enfatiza Matheus. Aliás, com objetivo pessoal, a atlética, que possui cerca de 40 atletas no futsal, levando em conta o grupo masculino e feminino, a realização ajuda na sequência de treinos. “Geralmente o campeonato que juntam as medicinas acontece no final do ano, sendo assim, ter confrontos antes disso ajuda no preparo, a fim de conhecer novas práticas de jogos e adversários”, completam.

Mesmo sendo representantes de Prudente, o organizador lembra que isso não se restringe à região. Péricles comenta que a Liga também quer abranger cidades do entorno, como Marabá Paulista, “mas também outros municípios do oeste paulista, como Marília [SP], Araçatuba [SP] e locais adjacentes”, finaliza.

Publicidade

Veja também