Confinamento físico, não de ideias

Pandemia. Essa situação é grave não só pelas condições de contingenciamento da saúde pública, mas também por gerar adaptações a todos de forma intensa, urgente e sem preparo prévio. A situação de confinamento e isolamento social, ao qual tivemos que nos colocar, gera outras implicações, não físicas, mas emocionais. O isolamento eleva o grau de estresse e, diferente de quando tiramos férias, ficar em casa desta forma torna-se um desafio diário. Manter o equilíbrio é fundamental, muitos estarão trabalhando e estudando em suas casas, e por isso vale a recomendação de se organizar, mantendo uma agenda de trabalho e estudo parecidos com os que você tinha.

Não são todos que podem trabalhar nessas condições, mas nos casos de home office, não trabalhe de pijama, mesmo sendo “libertador”. É importante “mudar de ambiente” simbolicamente, uma vez que o local de todas as áreas da sua vida se limitará a sua casa. Então, “vista-se para o trabalho”, isso ajuda a separar os diferentes papeis dentro do mesmo espaço físico. Aos alunos, a mesma orientação.

Com relação às crianças, elas também precisam de rotina e organização na agenda, para que você consiga alternar entre o seu trabalho, serviços domésticos, e o cuidado com seus filhos. Lazer, esporte, tempo para a religiosidade e sociabilidade também precisam receber atenção e dedicação em algum momento da agenda, só que dentro de casa.

No lazer, por exemplo, vale até fazer desenhos em uma folha de papel, enquanto canta uma canção. E pensamentos bons

A mudança parece simples, mas não é, exige respeito aos limites por parte de todos. Gostava de caminhadas? Continue com elas, mesmo se for pelos cômodos da sua casa. No lazer, por exemplo, vale até fazer desenhos em uma folha de papel, enquanto canta uma canção. E pensamentos bons.

Quando o corpo está “preso”, a mente pode se libertar com bons pensamentos, apoio remoto aos amigos, meditações, selar pendências com familiares e reparar relações conflituosas, mesmo a distância. Aproveitar para se conhecer melhor. Esse deve ser seu melhor amigo, você mesmo. O confinamento é físico, não na sua capacidade de pensar e amar.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também