Conferência elenca prioridades para educação em Prudente

Plano Municipal foi analisado e, a partir dos trabalhos conjuntos, o documento recebeu propostas de alterações ao ensino que vai desde o infantil ao superior

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2019
Horário 04:56
José Reis  - 2ª Conferência Municipal de Educação ocorreu na tarde de ontem em Prudente
José Reis - 2ª Conferência Municipal de Educação ocorreu na tarde de ontem em Prudente

Ocorreu ao longo de toda a tarde de ontem, em Presidente Prudente, a 2ª Conferência Municipal de Educação: Revisando o PME (Plano Municipal de Educação). O documento, instituído em 2015, estabeleceu 20 metas e 288 estratégias para garantir um ensino de qualidade no município em todos os níveis, desde a “primeiríssima” infância até a universidade. “Passados três anos, observou-se a necessidade de rever algumas diretrizes previstas no documento, para que ele se torne mais eficaz e condizente com a realidade e as necessidades do município”, explica a Prefeitura sobre o encontro de ontem. Já a coordenadora do fórum, Yoshie Ussami Ferrari Leite, afirma que entre as principais mudanças está a retirada de trabalhos que eram uma “cópia” de metas estabelecidas no plano nacional, para que as estratégias sejam adequadas à realidade municipal.

Conforme a Prefeitura, foi por isso que o Fórum Municipal de Educação de Prudente promoveu ontem a 2ª Conferência Municipal de Educação: Revisando o PME. Com a intenção de adequar realidades. A iniciativa foi promovida com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação), além da Diretoria de Ensino, do Conselho Municipal de Educação, de instituições de ensino superior e do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região).

“Basta observar que há dois anos não recebemos qualquer centavo para manutenção do ensino integral, mas mesmo assim, assumimos o compromisso de manter o programa Cidadescola com uma nova proposta, por meio da união de diversas secretarias e a parceria com instituições privadas”, exemplifica o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), por meio da assessoria, sobre a importância do encontro.

Perspectivas

A preocupação com a educação integral deve ser um dos focos da revisão do PME, segundo a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, que por meio da assessoria de imprensa disse que o ensino em tempo integral garante “perspectiva de vida” às crianças e jovens. Algo que está em falta em muitos lares e traz prejuízos irreparáveis à formação do indivíduo.

Já a coordenadora do fórum, por fim, lembra que o objeto do encontro foi analisar o plano, de forma que quatro grupos foram montados para debater a partir de 2017 as metas e propor mudanças. “Houve várias alterações e quase todas as propostas foram aceitas o que gera resultados como o amadurecimento e aprimoramento do documento. Os trabalhos que significavam uma cópia daquilo que estava estabelecido no plano nacional nós suprimimos, tentamos adequar as estratégias para a realidade e âmbito de execução do município e não ficar em uma cópia fiel de algo nacional”, finaliza.

Com o término da conferência, o grupo de trabalho encaminhará ao executivo as propostas de revisão do PME, as quais deverão ser posteriormente submetidas à análise e aprovação da Câmara Municipal.

Publicidade

Veja também