Após o anúncio de que o grupo Vinci Shopping Centers Fundo de Investimento Imobiliário – FII adquiriu o Prudenshopping, em Presidente Prudente, por R$ 199,7 milhões, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) afirmou que avalia positivamente a escolha da cidade, já que isso retrata o potencial de Prudente para novos e grandes empreendimentos. “Isso nos faz crer que a aquisição foi precedida de estudos de viabilidade econômica e que mostraram que vale a pena investir aqui”, afirma. Conforme o grupo, com a compra, a maior em valor realizada pelo fundo, o Prudenshopping se junta a outras 10 unidades e que totalizam mais de 95 mil metros quadrados de área bruta locável, posicionando-o como o maior fundo imobiliário da B3, bolsa de valores do Brasil, em número de participações diretas em shoppings.
No documento que informa a aquisição de 100% da unidade, o grupo relata que valor total é de R$ 199.710.820,19 e informa que, com isso, o fundo passa a ter a posse do shopping e direito a NOI, que é uma espécie de indicador financeiro e que retrata a lucratividade, em regime de caixa imediato. “Nessa transação, a gestora estima um ‘cap rate’ de 9,6% para os próximos 12 meses”. O termo em questão diz respeito à porcentagem de renda que é adquirida por meio de um imóvel, sobre o seu valor. “O Prudenshopping apresentou crescimento médio composto de NOI em regime caixa nos últimos três anos de 11,8% ao ano, com expectativa de encerrar o ano de 2019 em R$ 18,2 milhões”.
Já sobre a expectativa de rendimento da unidade, que até então era administrada por um grupo familiar, o grupo revela que a expectativa é de que a aquisição gere, em média, nos próximos 12 meses, o equivalente a R$ 0,15/cota ao mês, o que, descontados os efeitos da redução das receitas de aplicação financeira do caixa a ser utilizado na aquisição, representa um incremento de R$ 0,08/cota ao resultado caixa que seria gerado sem esta aquisição.
Ainda conforme o fundo, existem oportunidades de geração de receitas adicionais no shopping, como, por exemplo, através de melhorias do mix de lojas e aumento da taxa de ocupação, que hoje é de 94,1%, tornando a operação do estacionamento mais eficiente e aproveitando espaços subutilizados do shopping. “O Prudenshopping ainda possui potencial construtivo para criação de mais de 40 mil metros quadrados de ABL [área bruta locável], que poderia mais do que dobrar o tamanho do shopping, criando oportunidades para expansão da área de restaurantes, mais salas de cinema e lojas”, expõe o grupo.
SAIBA MAIS
O Prudenshopping, conforme o grupo que o adquiriu 100%, possui 32.216 metros quadrados de área bruta locável, distribuída em dois pisos. Inaugurado em novembro de 1990, o shopping recebe mais de 600 mil frequentadores por mês, predominantemente de classes A e B, sendo 40% deles advindos de outras cidades da região.
Shoppings administrados pelo grupo
Prudenshopping
Iguatemi Fortaleza
Granja Vianna
Minas Shopping
Ilha Plaza
Shopping Tacaruna
Shopping Paralela
Pátio Belém
West Shopping
Shopping Crystal
Center Shopping Rio