Composição de fitoquímicos do açafrão-da-terra previne câncer

Segundo nutricionista, o tempero é versátil na cozinha e auxilia no controle do envelhecimento, de diabetes e colesterol

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 07/07/2018
Horário 09:11
José Reis - Açafrão-da-terra é destaque em vendas de lojas naturais em Prudente
José Reis - Açafrão-da-terra é destaque em vendas de lojas naturais em Prudente

Rico em antioxidantes, hora anti-inflamatório, hora antidiabético, o açafrão-da-terra traz uma lista de benefícios para saúde: desde inibir a proliferação de células cancerígenas até impulsionar o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento. O tempero, portanto, é benéfico pela grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde do organismo. Mas quais as principais vantagens de colocá-lo no cardápio? Quais as formas certas de usá-lo e quais os tipos que estão disponíveis para comercialização? A reportagem ouviu uma nutricionista e algumas lojas especializadas em temperos para conhecer um pouco mais sobre este “pó mágico”.

Açafrão previne o câncer? Sim. De acordo com a nutricionista Patrícia Zacharias, o tempero é antitumoral, ou seja, trabalha no organismo inibindo o desenvolvimento das células causadoras da doença. Isso porque ele possui componentes fitoquímicos que “reduzem a inflamação do organismo e ajuda na inibição de tais células”, explica. Isso também resulta na transformação do tempero em um potente anti-inflamatório. “Além disso, por possuir bastante antioxidante, aumenta as defesas do organismo contra infecções e gripes”, pontua.

E como se não bastasse, ainda serve de solução para diminuição da diabetes e para regulação do colesterol. Conforme a nutricionista, ele estimula o fígado a produzir ácidos biliares que resultam na menor absorção de gordura dos alimentos, ou seja, automaticamente abaixa as taxas de colesterol. “Fora isso, reduz o índice de glicemia por funcionar também como antiglicêmico”, frisa a especialista.

Como usar?

Segundo Patrícia, o açafrão pode ser adicionado como acompanhante no arroz, sopas, caldos e até em azeites para passar em massas. Como tempero, ele pode funcionar tanto sozinho quanto acompanhado por outros tipos de elementos culinários, como salsinha, orégano, manjericão e os mais variados tipos de pimentas. “Serve para carnes, frango e peixes e outro diferencial é que podemos adicioná-lo em sucos naturais também”, relata.

No comércio de temperos e alimentos naturais, o açafrão é famoso e o mais procurado pelos clientes. É o que afirma a vendedora Marcela Freitas de Souza, da loja Eco Store Alimentos, em Presidente Prudente. “É o produto que mais sai. Normalmente conseguimos vender de 15 a 20 unidades dele”, frisa. Conforme ela, a principal faixa de compradores é a partir dos 30 anos. “O pessoal procura bastante pela questão de ser anti-inflamatório e ajudar na circulação, além de prevenir o envelhecimento”, conta.

Tanto o açafrão em pó quanto em cápsula ou em sua forma original são procurados por aqueles que querem evitar doenças, relata a proprietária da Empório Alecrim do Campo, Aurea dos Santos Silva. “Procuram bastante em cápsula também, pois é mais fácil e prático de consumir”, explana.

SAIBA MAIS

De acordo com a nutricionista, o poder antioxidante do açafrão-da-terra auxilia no retardo do envelhecimento. Além disso, pode ser peça importante na prevenção da doença de Alzheimer.

Publicidade

Veja também