Como evitar o desperdício

  • 07/08/2019 07:59
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Receitas com reaproveitamento integral dos alimentos:


COMPRAR BEM: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.


CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

 

PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

 


Suco de Abacaxi

O suco de abacaxi com hortelã ganha mais nutrientes se você não dispensar as cascas! E o melhor: o sabor continua delicioso...

 
 

Ingredientes: 1 abacaxi com casca,  1 litro de água gelada,  1 maço de hortelã.

Preparo: Lave bem o abacaxi, passando uma escovinha na casca. Descasque, deixando um pouco da polpa da fruta na casca. Corte a casca (com partes da polpa) em pedaços e coloque em um liquidificador com a água e a hortelã. Bata até formar um suco grosso, depois passe na peneira e sirva.

Este suco é rico em fibras e vitaminas A, B1 e C.

 

 

Pudim de Casca de Manga

Ingredientes: 1 copo americano de suco de casca de manga, 1 copo americano de água, 2 colheres (chá) bem cheias de amido de milho, 3 colheres (chá) bem cheias de açúcar.

 

Preparo: Dissolver o amido de milho, juntar os demais ingredientes e misturar bem. Levar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despejar em forma umedecida e levar à geladeira.

 

Dicas: A manga pode ser utilizada para preparar sucos, mousses ou pode ser incorporada à salada de frutas.

 

Contém: vitamina A e C, fibras e carboidrato.

 

 

Sopa de Talos de Couve-Flor

Ingredientes: talos de um maço de couve-flor, 2 batatas médias picadas, ½ cenoura, média picada, 1 ½ litro de água, 1 tablete de caldo de carne.

 

Preparo: Bata no liquidificador os talos de couve com um pouco de água. Em uma panela, coloque os talos triturados, as batatas, a cenoura, a água da receita e leve ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente o caldo de carne e deixe no fogo até cozinhar todos os ingredientes.

 

          

NUTRIÇÃO

 

Culinária sem glúten

 

            Muitos celíacos também são intolerantes à lactose ou alérgicos à caseína – não podendo consumir leite de vaca ou cabra.

Diante dessa situação, temos algumas sugestões:

  • Nas receitas com leite, é possível substituí-lo por leite de coco, amêndoas, arroz, soja. Também existe a opção de água de coco.
  • Quando houver necessidade de substituir manteiga, pode-se usar o creme vegetal, gordura hidrogenada, óleo de soja, milho, etc.
  • Para os intolerantes ao ovo, a linhaça triturada com água é uma boa opção.
  • Existem também alguns emulsificantes que ajudam a melhorar algumas receitas: goma xantana, psylium, emustab e gomas são alguns desses novos ingredientes que fazem parte da culinária sem glúten.

 

Bolo de Arroz

 

Ingredientes: 1 copo (americano) de arroz cru, 1 copo (americano) de leite de amêndoas (ou de arroz), 3 ovos, 1 copo (americano) de açúcar, 1 copo (americano) de óleo, 50g de queijo ralado, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Cobertura: 1 lata de leite condensado, ½ vidro de leite de coco.

 

Preparo: Coloque o arroz de molho no leite e deixe na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve para assar. Para a cobertura, leve ao fogo os ingredientes e sempre mexendo até engrossar. Espalhe no bolo assado e quente.

 

 

Conselhos básicos para fazer compras no supermercado

  • Não sair para fazer compras com o estômago vazio. Essa medida ajudará a comprar de forma razoável, sem cair em tentações.
  • Fazer uma lista antes de sair de casa para comprar os itens necessários.
  • Se estiver com tempo, dê primeiro um passeio pelo supermercado para ver os produtos e localizar as ofertas.
  • Ler com atenção os rótulos dos produtos e compará-los.
  • Deixar por último os produtos que devem ser conservados no frio. Quanto menos tempo passarem fora da geladeira, melhor.
  • Arrumar o carrinho de compras de maneira que os produtos delicados não fiquem por baixo. Não devem receber peso, nem sofrer golpes que possam estragá-los.
  • Ao comprar produtos frescos, como carne ou peixe, pedir ao funcionário que faça os preparos mais trabalhosos (tirar as espinhas, os ossos, cortar a peça, etc.).
  • Não descartar produtos não conhecidos. Podem-se descobrir novas receitas interessantes com eles.
  • Guardar as notas fiscais de compra e revisar os preços. Em poucas semanas, elabora-se uma útil base de dados para a compra dos produtos.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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