Comércio orienta sobre medidas de prevenção

Sincomércio anunciou ontem ações de precaução aos empresários; shoppings reduzem expediente e cinemas encerram operações a partir de hoje

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/03/2020
Horário 04:00
Arquivo - Fechamento do comércio afetaria os compromissos dos estabelecimentos, segundo sindicato
Arquivo - Fechamento do comércio afetaria os compromissos dos estabelecimentos, segundo sindicato

O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente) anunciou ontem que orienta os empresários que tomem os cuidados necessários em seus estabelecimentos, a fim de evitar o possível contágio pelo Covid-19, coronavírus. “Já que não podemos fechar o comércio, podemos colaborar no sentido de tomar todas as precauções necessárias para evitar o contágio”, afirma o documento assinado pelo presidente Vitalino Crellis.

Conforme o sindicato, o fechamento afetaria os compromissos dos estabelecimentos e a manutenção dos empregos e atendimento às necessidades dos clientes. “O governo federal já sinalizou com medidas econômicas para a manutenção da atividade empresarial, com financiamentos e prorrogações de prazos para pagamento de impostos, entre outras medidas, e nós também podemos tomar providências para que possamos passar por esse momento crítico sem grandes consequências”, salienta o presidente.

Diante disso, Vitalino sugere aos empresários o fornecimento de álcool em gel (70%) aos clientes e colaboradores; que oriente as pessoas a evitarem comprimentos com as mãos, beijos e abraços; produtos de higiene nos banheiros; higienização constante dos ambientes e produtos; fornecimento de máscaras e luvas descartáveis, quando necessário, praticando higiene e etiqueta ao tossir e espirrar; instruções aos colaboradores; evitar agrupamentos de pessoas; filas com distância de pelo menos 1,5 metro de distância entre pessoas.

Caso haja interesse em diminuir o número de colaboradores ou dividir em grupos durante o dia, a orientação é utilizar o banco de horas previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

SHOPPINGS EM

NOVOS HORÁRIOS

Em Prudente, os shoppings centers também estão garantindo medidas de segurança. O Prudenshopping, a partir de hoje, passará a atender em horário reduzido, medida que prevalecerá até dia 1º de abril. De segunda-feira a sábado, as lojas funcionarão das 12h às 20h e, domingo, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. A abertura das operações é facultativa durante o período.

No Parque Shopping Prudente, o atendimento também funcionária de segunda a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 14h às 20h. A praça de alimentação atenderá todos os dias, das 12h às 20h, já a partir de hoje.

CINEMAS

FECHADOS

Os dois cinemas de Presidente Prudente encerram suas operações a partir de hoje por tempo indeterminado. De acordo com o Prudenshopping, as salas do Moviecom estarão fechadas até segunda ordem. “A empresa acompanhará os fatos em relação à pandemia para as tomadas de decisões”, informa o shopping center. Já a Arcoplex Cinemas, que atende no Parque Shopping Prudente, comunica que interromperá os serviços para a segurança dos colaboradores e clientes.

Publicidade

Veja também