Comércio espera crescimento de 5% nas vendas para o Dia dos Pais em PP

Apesar de pequeno, movimento esperado ainda é maior que do mesmo período do ano passado; lojas apresentam promoções e ofertas para atrair consumidores

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 09/08/2019
Horário 05:47
José Reis - Lojas realizam promoções e abaixam os preços dos produtos para atrair clientes
José Reis - Lojas realizam promoções e abaixam os preços dos produtos para atrair clientes

Datas comemorativas costumam esquentar o mercado nas cidades. Não diferente, o Dia dos Pais traz expectativa de um aumento de 3% a 5% nas vendas, segundo o presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), Vitalino Crellis. O crescimento é chancelado presidente da Acipp, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, que aposta em uma evolução de 5% nos lucros.

Segundo o presidente da Acipp, a data é a quarta mais importante para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e Namorados. Segundo ele, o aumento das vendas em relação ao mês anterior – julho – é entre 20% e 30%.

O Sincomercio está realizando uma promoção para aquecer as vendas, agregando 70 lojas associadas em um sorteio de vale compras no valor de R$ 200 para os consumidores. Segundo o presidente da entidade, as lojas se prepararam para atender uma maior demanda com ofertas e descontos nos produtos, além de estender o horário de funcionamento das lojas no sábado anterior ao Dia dos Pais. O presidente da Acipp explica que o setor que é mais requisitado nessa época do ano é o de roupas e calçados.

Melhora

Ricardo Anderson diz que geralmente o segundo semestre do ano é melhor para o mercado, pela volta as aulas, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. O primeiro mês do semestre apresenta aumento nas vendas e otimismo relacionado ao mês anterior. “O movimento nas lojas é naturalmente maior perto de datas festivas, mas mesmo assim ainda é mais fraco do que o esperado”, segundo o presidente da Acipp.

Comerciantes

Os lojistas dizem que ainda é cedo para perceber aumento nos lucros, mas têm previsões de aumento nas vendas ao se aproximar a data. A gerente da loja Double, do Prudenshopping, diz que o movimento vem crescendo, por isso esperam um aumento de 20% nas vendas em relação ao mês anterior, mas não apresenta dados em relação ao Dia dos Pais anterior, pois a loja iniciou as atividades no mês de novembro.

Desde o dia 25 de julho, a loja Magazine Luíza do Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei apresentou aumento no público. A gerente Eliana Meratelli diz que a franquia espera um resultado positivo das vendas nesse Dia dos Pais, mas não tem dados sobre o aumento de vendas relacionado ao mês anterior.

As companhias de telefonia móvel também esperam aquecer as vendas na data. Segundo o gerente da loja Tim do Calçadão, Wellington Farina, o estabelecimento já iniciou promoções e ofertas para os consumidores. Segundo ele, a loja espera maior movimento na próxima semana, mas afirma que ainda é cedo para perceber um aumento relativo nas vendas.

Publicidade

Veja também