Comércio central inicia horário estendido na segunda-feira

Alteração tradicional de fim de ano vai até o dia 21 de dezembro; lojistas falam sobre aumento nas vendas

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 06/12/2018
Horário 07:39
Marcio Oliveira - Com horário especial, lojistas estimam aquecer vendas de fim de ano
Marcio Oliveira - Com horário especial, lojistas estimam aquecer vendas de fim de ano

Começa segunda-feira e vai até o dia 21 de dezembro, o horário estendido do comércio central de Presidente Prudente, tradicional no fim de ano. Com a mudança, de acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), as lojas passam abrir às 9h, como de costume, e vão até às 22h. Durante esse período, o expediente também muda aos sábados, com o fechamento dos estabelecimentos às 17h.

Para o presidente do sindicato, Vitalino Crellis, as adequações, que já são comuns, vem com o objetivo de promover uma maior competição mercadológica e movimentação nas lojas. “Quando o comércio não está aberto de noite, as pessoas vão recorrer a outros locais, sendo assim, a oportunidade faz com que elas tenham mais possibilidades de compra. Fora que ainda ajuda o comerciante, que não vem de um ano muito bom”, completa.

Para isso, a aposta está no décimo terceiro salário, que “sempre” injeta dinheiro no setor, em vista das compras de fim de ano. Ademais, quando há intenção de compra ajuda também o consumidor, ainda de acordo com Vitalino, que, muitas vezes, não tem tempo no horário comercial para ir até a área central. “E é uma questão cultural também, de famílias que gostam e vão até o comércio de noite, nem que for para apenas passear”, pontua.

E na segunda-feira, quando o horário especial inicia, às 20h também haverá a passagem do Papai Noel pelo entorno, andando pelas ruas principais do centro, como a Tenente Nicolau Maffei, o calçadão. “É uma maneira de chamar o pessoal também, que já fica no comércio e aproveita para fazer compras”, acrescenta o sindicalista.

Expectativas

Para quem vai ter que trabalhar um pouco mais, os lojistas, a situação é sinônimo de coisa boa. O gerente da Damyller, Elisandro Damiani Spilere, por exemplo, enxerga o horário estendido como uma oportunidade de aquecer as vendas. Aliás, se seguir como no ano passado, tendo um acréscimo mínimo de 5%, já é algo a se comemorar, segundo ele. “A gente avalia conforme o desempenho dos anos anteriores, e foram anos bons, pensando na crise que se instalou no país há dois anos”, completa. Para ele, a mudança ajuda sim.

A proprietária da loja Oklahoma Country, Aline Salomão Custódio, também tem o mesmo pensamento ao avaliar que o novo horário traz um número maior nas vendas, contudo, nas datas mais próximas ao Natal, na última semana. Até lá, ela cogita até mesmo não abrir até de noite nos primeiros dias, por entender que não compensa. “Mas tem sido um ano muito diferente dos demais. A gente acredita que as pessoas estão mais seguras para comprar agora. E elas só compram quando tem estabilidade financeira. Esperamos que o expediente especial ajude”, afirma.

SAIBA MAIS

Os shoppings de Presidente Prudente também funcionam em horários diferentes em alguns dias do mês de dezembro. Nos dois locais, funcionará da seguinte forma: dos dias 19 a 22 o horário é das 10h às 22h; no dia 23, das 11h às 22h; na véspera de Natal, dia 24, das 10h às 17h; no dia 26, das 14h às 22h; 31, véspera de ano-novo, das 10h às 16h; e no dia 2 de janeiro, das 14h às 20h. Lembrando que as praças de alimentação sempre abrem às 11h e os clientes devem se atentar aos horários de fechamento nas vésperas. Já nos dias dos feriados, os estabelecimentos não abrem.

HORÁRIO DO COMÉRCIO EM DEZEMBRO

Dia 8: das 8h às 17h;

Do dia 10 até 14: das 9h às 22h;

Dia 15: das 9h às 17h;

Do dia 17 até 21: das 9h às 22h;

Dia 22: das 9h às 17h;

Dia 24: das 9h às 17h;

Dia 25: fechado;

Dia 26: das 9h às 18h;

Dia 27 e 28: das 9h às 18h;

Dia 29 e 31: das 9h às 15h.

Fonte: Sincomércio

Publicidade

Veja também