Começo do fim

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 11/09/2018
Horário 04:00

Ao analisar a história e os motivos que levaram muitas empresas à falência, observa-se que entre as causas que levaram a tal situação está o comodismo, a conhecida zona de conforto. Claro que este não é o único fator, ainda pode-se incluir o planejamento, a dificuldade em inovar, a falta de gestão do negócio e mentalidade adequada também. A negligência nestes, tem explicado a falência da maioria dos negócios, antes mesmo de completar dois anos de vida. O perigo de morar na zona de conforto e ter dificuldades para inovar, são os fatores que terão destaque neste artigo, pois podem quebrar até empresas experientes e com alto grau de maturidade administrativa.

Neste caminho há muitos exemplos, como: Blockbuster, Kodak, Yahoo, entre outras. A Blockbuster, por 28 anos, atuou no mercado de locação de fitas VHS e DVDs, teve em torno de nove mil lojas nos Estados Unidos, inclusive com lojas no Brasil, faturou bilhões de dólares. Em 1997 um dos seus clientes, Reed Hastings, recebeu uma multa por atraso na devolução de um dos filmes alugado. Desconfortável diante da situação, teve a ideia de fornecer os filmes pelos correios e, em seguida, no ambiente online. Como a ideia não decolou de imediato, Hastings e seu sócio ofereceram 95% das ações da empresa para Blockbuster para que esta utilizasse as soluções inovadoras na rede e melhorassem os serviços oferecidos ao consumidor. A oferta foi recusada e Hastings e o sócio ficaram por conta própria. Esta empresa se tornou a Netflix, a maior potência do mundo na área de entretenimento, enquanto a Blockbuster quebrou em 2010.

A Kodak tem uma trajetória parecida, de líder no mercado na fabricação de equipamentos fotográficos à concordata em 2012. Esta empresa foi esmagada pela tecnologia de câmeras digitais. O fato é que a câmara digital foi criada por Steven Sasson, funcionário desta, que por sua vez ignorou completamente a inovação.

O Yahoo é um dos casos mais emblemáticos, pois poderia ser dona do Google e do Facebook e está falida praticamente hoje. Terry Semel recusou comprar a Google em 1997, por um milhão de dólares e, em 2006, o Facebook. O Yahoo, que chegou valer 120 bilhões de dólares, foi vendido por um valor 30 mil vezes menor.

Portanto, é importante lembrar que o jogo nunca está ganho, que é preciso continuar lutando todos os dias para melhorar e se superar. Humildade, disposição para aprender coisas novas, valores, convicções, são essenciais. E, lembre-se, é muito bom encontrar uma zona de conforto, mas não se deixe levar por ela, este pode ser o início do fim dos seus negócios.

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