Com sabor de quero mais... COMPOTAS

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 08/08/2018
Horário 07:00

As compotas resgatam o sabor do campo e as fartas despensas de nossas avós. Aprenda seus segredos e traga-as para sua mesa.

Compota de Manga

Ingredientes: 1 kg. de mangas cortadas em fatias, 250 g de açúcar, 1 pau de canela, 3 unidades de tamarindo (encontrado em feiras livres), 200 ml de água, suco de 1 limão.

Preparo: Faça uma calda com a água, o açúcar e a canela. Adicione o suco de limão e o tamarindo. Em seguida, acrescente as mangas e cozinhe até que fiquem macias.

Compota de Pera

Ingredientes: 1 kg de peras cortadas em meia-lua, 250 g de açúcar, 200 ml de água, 30 g de gengibre, suco de 1 limão.

Preparo: Prepare uma calda com a água, o açúcar e o gengibre e o limão e deixe as peras mergulhadas nela por 2 horas. Leve a mistura ao fogo baixo, acrescentando o gengibre. Quando as peras estiverem cozidas, porém sem desmanchar, desligue.

Quanto mais maduras as peras, mais rápido o cozimento. Após 10 minutos, faça o teste com a ponta fina de uma faca para ver se está no ponto.

Compota de Goiaba

Ingredientes: 1 kg de goiabas, suco de 1 laranja, 200 ml de água, 250 g de açúcar, 1 pau de canela, 2 cravos.

Preparo: Descasque as goiabas e retire as polpas. Bata as polpas no liquidificador e coe. Numa panela, faça uma calda com a polpa batida e os demais ingredientes. Cozinhe nelas a s goiabas até poder espetá-las com um garfo, mas sem deixá-las muito moles.

O segredo é esterilizar adequadamente

Na esterilização do recipiente está o segredo da durabilidade das compotas.

•             Escolha potes de vidro – os melhores são os com guarnição de borracha e mola de metal e os de fecho duplo com tampa hermética, facilmente encontrados em supermercados.

•             Lave bem os recipientes e as tampas com água e detergente e reserve.

•             Numa panela, leve ao fogo 2 litros de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio até ferver. Escalde o recipiente e as tampas com a solução.

•             Encha os potes com as compotas sem deixar espaços vazios. Feche bem.

•             Leve-os ao fogo em banho-maria e ferva por alguns minutos. Espere esfriar e guarde em local fresco e seco.

A qualidade faz a diferença

Ao preparar pratos com legumes e verduras, procure utilizar ingredientes frescos. Dê preferência aos produtos sem agrotóxicos, que, apesar de serem menores, são muito mais saudáveis e ricos em sabor e nutrientes.

 

Risoto ao Radicchio

Ingredientes: 300 g de arroz para risoto (arbóreo), 1 alho-poró, 3 laranjas, 1 maço de radicchio, 2 ½ colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de conhaque, 800 ml de caldo de legumes, 50 g de queijo parmesão ralado, sal a gosto.

 

Preparo: Corte o alho-poró em rodelas finas, desprezando as folhas mais duras. Esprema 2 laranjas, de modo a obter 200 ml de suco; lave a restante e retire uma tira da casca, sem a parte branca. Em seguida, descasque a laranja, retire a parte branca e corte-a em pedaços pequenos. Limpe o radicchio, corte-o em tiras bem finas, lave e enxugue. Numa panela, coloque a manteiga e refogue o alho-poró por 2 minutos. Junte o arroz e deixe tostar, em fogo médio, por 2 minutos, mexendo continuamente. Despeje o conhaque e deixe evaporar. Acerte o sal e acrescente, aos poucos, o caldo de legumes fervente e o suco de laranja e deixe cozinhar. Corte a casca da laranja em tiras bem finas e junte-as ao risoto. Quando o arroz estiver quase pronto, desligue o fogo, adicione o radicchio e o queijo parmesão, mexa bem, tampe a panela e deixe repousar por alguns minutos antes de servir.

•             Ao preparar um risoto com verduras, procure adicioná-las quase no final do cozimento. Assim, as folhas mantêm o sabor e a consistência crocante.

Receita prática e rápida

Aproveitando o tempo frio, uma receita bem prática e rápida de ser feita e pode ser servida ainda quente. Uma delícia!

Bolo de Milho-Verde

 

Ingredientes: 1 lata de milho-verde, escorrida, 3 ovos, 8 colheres (sopa) de fubá, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite, 1/3 xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma redonda, com 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido moderado (180ºC) por mais ou menos 35 minutos ou até que, espetando uma faca, esta saia sem resíduos.

 

nutrição

 

Como reduzir a gordura dos alimentos?

 

Para reduzir o consumo total de gordura, precisamos examinar as fontes desse nutriente em nossa alimentação. Ao invés de tentar eliminar algum alimento em particular, existem inúmeras mudanças que podem ser feitas para reduzir o consumo total de gordura, entre elas:

 

•             Controlar o tamanho das porções de carne, que devem ter quando cruas, o peso aproximado de 100 g a 120 g;

 

•             Grelhar, fazer ensopados e assar no forno sem gordura;

 

•             Substituir queijos com alto teor de gordura (amarelos) por queijos com baixo teor de gordura como a ricota, queijo de Minas, etc.

 

•             Usar nos lanches ricota, requeijão ou margarina, de preferência light;

 

•             Cozinhar legumes no vapor, no micro-ondas ou assar envoltos em papel alumínio apenas untados com óleo ou margarina;

 

•             Retirar a gordura de sopas e carnes de forno;

 

•             Usar suco de limão ou vinagre em saladas;

 

•             Reduzir o consumo de chocolates e sobremesas à base de chocolate;

 

•             Diminuir lanches e petiscos com alto teor de gorduras: batatinhas fritas, frango empanado, coxinhas, etc.

 

•             Acostumar-se a ler os rótulos para verificar o teor de gordura dos alimentos.

Publicidade

Veja também