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Com sabor de quero mais...

  • 14/08/2019 05:07
  • Delícias & Delícias

As compotas resgatam o sabor do campo e as fartas despensas de nossas avós. Aprenda seus segredos e traga-as para sua mesa.

Compota de Manga

Ingredientes: 1 kg de mangas cortadas em fatias, 250g de açúcar, 1 pau de canela, 3 unidades de tamarindo (encontrado em feiras livres), 200ml de água, suco de 1 limão.

Preparo: Faça uma calda com a água, o açúcar e a canela. Adicione o suco de limão e o tamarindo. Em seguida, acrescente as mangas e cozinhe até que fiquem macias.

Compota de Pera

Ingredientes: 1 kg de peras cortadas em meia-lua, 250g de açúcar, 200ml de água, 30g de gengibre, suco de 1 limão.

Preparo: Prepare uma calda com a água e o açúcar. Deixe as peras mergulhadas nela por 2 horas. Leve a mistura ao fogo baixo, acrescentando o gengibre e o limão. Quando as peras estiverem cozidas, porém sem desmanchar, desligue.

√ Quanto mais maduras as peras, mais rápido o cozimento. Após 10 minutos, faça o teste com a ponta fina de uma faca para ver se está no ponto.

 

Compota de Goiaba

 

Ingredientes: 1 kg de goiabas, suco de 1 laranja, 200ml de água, 250g de açúcar, 1 pau de canela, 2 cravos.

Preparo: Descasque as goiabas e retire as polpas. Bata as polpas no liquidificador e coe. Numa panela, faça uma calda com a polpa batida e os demais ingredientes. Cozinhe nelas as goiabas até poder espetá-las com um garfo, mas sem deixá-las muito moles.

 

O segredo é esterilizar adequadamente

Na esterilização do recipiente está o segredo da durabilidade das compotas.

•           Escolha potes de vidro – os melhores são os com guarnição de borracha e mola de metal e os de fecho duplo com tampa hermética, facilmente encontrados em supermercados.

•           Lave bem os recipientes e as tampas com água e detergente e reserve.

•           Numa panela, leve ao fogo 2 litros de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio até ferver. Escalde o recipiente e as tampas com a solução.

•           Encha os potes com as compotas sem deixar espaços vazios. Feche bem.

•           Leve-os ao fogo em banho-maria e ferva por alguns minutos. Espere esfriar e guarde em local fresco e seco.

 

Receita prática e rápida

Aproveitando a época do milho-verde, uma receita bem prática e rápida de ser feita e pode ser servida ainda quente. Uma delícia!

Bolo de Milho-Verde

 

Ingredientes: 1 lata de milho-verde, escorrida, 3 ovos, 8 colheres (sopa) de fubá, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite, 1/3 xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma redonda, com 25cm de diâmetro, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido moderado (180ºC) por cerca de 35 minutos ou até que, enfiando uma faca, esta saia sem resíduos.

NUTRIÇÃO

Como reduzir a gordura dos alimentos?

Para reduzir o consumo total de gordura, precisamos examinar as fontes desse nutriente em nossa alimentação. Ao invés de tentar eliminar algum alimento em particular, existem inúmeras mudanças que podem ser feitas para reduzir o consumo total de gordura, entre elas:

•           Controlar o tamanho das porções de carne, que devem ter quando cruas, o peso aproximado de 100 a 120g;

•           Grelhar, fazer ensopados e assar no forno sem gordura;

•           Substituir queijos com alto teor de gordura (amarelos) por queijos com baixo teor de gordura como a ricota, queijo de Minas, etc.

•           Usar nos lanches ricota, requeijão ou margarina, de preferência light;

•           Cozinhar legumes no vapor, no microondas ou assar envoltos em papel alumínio apenas untados com óleo ou margarina;

•           Retirar a gordura de sopas e carnes de forno;

•           Usar suco de limão ou vinagre em saladas;

•           Reduzir o consumo de chocolates e sobremesas à base de chocolate;

•           Diminuir lanches e petiscos com alto teor de gorduras: batatinhas fritas, frango empanado, coxinhas, etc.

•           Acostumar-se a ler os rótulos para verificar o teor de gordura dos alimentos.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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