Com novo CD na bagagem, Josyara se apresenta neste feriado em PP

Show da baiana está marcado para as 16h, com entrada gratuita no Sesc; programação do fim de semana tem também atrações esportivas e infantis

VARIEDADES - Da Redação

Data 12/09/2018
Horário 16:11
Divulgação/Natalia Arjones - Após o disco de estreia “UniVersos”, em 2012, Josyara acaba de lançar seu novo trabalho, “Mansa Fúria”
Divulgação/Natalia Arjones - Após o disco de estreia “UniVersos”, em 2012, Josyara acaba de lançar seu novo trabalho, “Mansa Fúria”

Por conta do feriado municipal do aniversário de Presidente Prudente, a programação do Sesc Thermas neste fim de semana conta com uma série de atividades para todos os públicos.

Começando por sexta-feira, os prudentinos podem aproveitar a data festiva com o show de Josyara, às 16h, na Área de Convivência. A cantora baiana traz influências de artistas como Gal Costa, Chico César, Caetano Veloso e Belchior para suas canções autorais e algumas releituras, todas com o sentimento em comum de cantar o sertão.

Natural de Juazeiro (BA) e radicada há quatro anos em São Paulo (SP), a baiana começou sua carreira aos 14 anos, quando fez sua primeira apresentação. Suas canções também abordam seu cotidiano, os lugares, as vivências, os encontros e os amores, passeando por ritmos como baião, maracatu e samba-reggae.

Após o disco de estreia “UniVersos”, produzido de forma independente, em 2012, Josyara acaba de lançar seu novo trabalho, o álbum “Mansa Fúria”. O CD reúne 12 canções que já estavam no repertório da cantora há alguns anos, e se destaca por algumas intervenções eletrônicas, permeando a sonoridade do violão percussivo da artista.

Mais música

Com influências da música folclórica europeia e em especial a música tradicional da Irlanda e Escócia, a banda Terra Celta traz ao público do Sesc, no sábado, um folk rock enérgico e performático. O show começa às 16h, com entrada gratuita.

Valendo-se de canções divertidas e dançantes, com elementos da música celta e brasileira, o grupo formado em 2005, em Londrina (PR), apresenta um show interativo, convidando todos a entrarem na dança. Ao longo da carreira, o grupo - formado por Elcio Oliveira, Alexandre Garcia, Edgar Nakandakari, Luiz Fernando Sardo, Eduardo Brancalion e Bruno Guimarães - coleciona apresentações em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Rock in Rio, no qual já se apresentaram três vezes, nas versões do Rio de Janeiro (2013), Lisboa (2014) e Las Vegas (2015).

A banda soma três discos – “No Sintoma” (2007), “Folkatrua” (2010) e “Terra Celta” (2016) – e, em 2017, lançaram o clipe do single “Gaia”, música em homenagem à tragédia ambiental de Mariana (MG).

Crianças

A criançada também pode aproveitar o fim de semana prolongado com a programação infantil do Sesc. Na sexta, às 15h, e no domingo, às 16h, a professora Zirleide Cocato, de Prudente, comanda a aula aberta Rodas e Brincadeiras Cantadas. As crianças aprendem a valorizar a cultura popular e do folclore, por meio de cantigas de roda e expressão corporal.

No sábado, às 15h, o projeto Quintal de Histórias recebe a pesquisadora de literaturas Daniela de Brito, de São José do Rio Preto (SP), com a contação “O Pote Vazio”. A história da vez é a de um imperador da China que procura um sucessor. Para escolhê-lo, ele distribui sementes para as crianças do reino, pede para que plantem e apresentem o resultado um ano depois. Ao final da contação, inspiradas pela história, as crianças serão estimuladas a plantar sementes em pequenos vasos.

A diversão continua no domingo, com o espetáculo “Cine Circo”, apresentado às 15h, pelos palhaços Joel e Olegário. A dupla é apaixonada por cinema, mas péssima na atuação. Cansados de fazer figuração em filmes alheios, decidem fazer cinema de um jeito próprio e engraçado: sendo os protagonistas.

Em seguida, às 16h, os pequenos podem participar da oficina “Construção de Dinossauros”, ministrada pelo educador do ETA (Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc), Leandro Barbosa. Na atividade, as crianças constroem dinossauros coloridos em papel, enquanto os pais são convidados a fazerem um quizz sobre esses animais. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc, no dia da atividade.

Esporte

A programação também promove atividades esportivas. No sábado, há o Festival de Futebol de Mesa, às 15h. O público pode participar do torneio aberto para todas as idades deste jogo que fez parte da infância de muitos brasileiros, também conhecido como futebol de botão. No domingo, a mesa muda e é a vez do Festival de Tênis de Mesa, com início às 9h. Não há necessidade de inscrição. O torneio constitui várias etapas para quatro categorias: até 12 anos, iniciantes, comerciários e avançado. As inscrições são feitas no local da atividade.

Quem prefere relaxar e se livrar de tensões, pode participar da vivência “Meditação Atenção Plena”, ainda no domingo, às 10h. Os participantes aprendem técnicas dessa prática meditativa oriental, também conhecida pelo termo em inglês mindfulness, que visa buscar o controle sobre a capacidade de concentração nas atividades, experiências e sensações do presente. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Com AI do Sesc Thermas

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também